** CORPO SÃO, MENTE Sà                          
__________________________________________________________


Sempre, desde que me entendo por gente, fui uma pessoa preguiçosa. Sim, cometo aquele pecado capital, o da preguiça, não somente, o da gula também. Boa mineira que sou, amo comer. A comida mineira é assim muito difícil de resistir. Porém, com o passar dos anos, e já não sou mais nenhuma menininha, pois, já entrei na casa dos "enta" faz tempo, preciso então me cuidar. Aliás, todos que já entraram na casa dos enta devem se cuidar. É bem verdade quando dizem que começamos a envelhecer quando nascemos, é uma contagem regressiva, e não tem jeito. O melhor que podemos fazer é, chegar na "melhor idade" com qualidade de vida, para nós e para que ninguém precise cuidar de nós. Isso implica em desde cedo começar a tomar os devidos cuidados com a nossa saúde. Com preguiça, ou não, tive que me adaptar à nova realidade, cheguei nos cinquenta. Isso vem junto com mudanças hormonais, retenções de líquido, digestão lenta, menopausa, enfim, estou envelhecendo, e tenho consciência disso, portanto eu tenho que vencer a minha preguiça diariamente, é uma luta e tanto. Acredite.  Depois dos quarenta e cinco anos comecei a engordar demais, e meu médico me informou que eu estava entrando na fase do envelhecimento e que se eu quisesse manter a forma teria que diminuir o que como e iniciar uma academia, uma caminhada, me exercitar. Se antes eu ganhava um quilo e perdia um em uma semana, depois dos quarenta e cinco isso não mais existia, ganhava dez e não perdia nenhum. Desta forma eu que tinha 62 quilos aos 45 anos, fui para 74 em três anos, meu manequim mudou de 42 para 46. Fiquei deveras horrorizada com aquela situação. Tive que me adaptar as rotinas de treinos e caminhadas para poder melhorar a situação. Também tive que reduzir um pouco o que como. É um trabalho conjunto: menos comida, mais exercícios. Isso se quiser manter a forma. Digo isso não somente pela estética, mas principalmente pela saúde em geral. Nessa idade cuidar da saúde é fundamental. Corpo são, mente sã. Para quem nunca foi chegada aos exercícios físicos como eu, não é tarefa fácil. Como dizem, é matar um leão por dia. Mas compreendi que se eu quisesse chegar aos oitenta com saúde, teria que adequar a minha nova situação: Estou envelhecendo. E isso depende somente de mim e de mais ninguém. Eu tenho que cuidar da minha saúde. Por isso já faz dois anos que entrei na academia e faço exercícios três vezes por semana e caminhadas aos sábados, em média seis quilômetros, próximo à minha casa. Sempre antes do raiar do dia, o que me deixa mais energizada e feliz. Gosto de curtir a natureza logo pela manhã. Quem não tem dinheiro não tem desculpa para não se exercitar, muita gente que conheço se exercita em casa, cria uma rotina de treinos com caixas de leite, sacos de feijão, para levantamento de peso, pula corda, exercício de solo, polichinelo, sem exagero, mas com disciplina. Tem também as academias ao ar livre. Muita gente se exercita por lá, pega um solzinho e malha um pouco, depois faz caminhada, como eu. Uma coisa é fundamental nesse processo de conscientização de cuidar da saúde: Nada de produtos industrializados, tipo comida congelada de caixa, sucos de caixinha, refrigerantes, salgadinhos de pacote... tudo muito saboroso, mas com muito sal e conservantes. Esses produtos aumentam a pressão, o colesterol, o triglicérides, engordam, o sabor é artificial e com o tempo podem causar até câncer. O melhor mesmo é fazer uma dieta a base de frutas da estação, verduras, legumes, beber bastante água, evitar gordura. Tomar vitamina D e sol por alguns minutos por dia, isso ajuda e muito a saúde, evitando muitas doenças ao longo dos anos. Outro fator importante nessa história é o mal do século: O estresse. E nisso o exercício físico, caminhadas, ajudam e muito, relaxa, distrai, acalma, melhora os níveis de humor. Artesanato, trabalhos manuais de todos os tipos, descobrir novas atividades prazerosas, são estimulantes para o cérebro. Palavras cruzadas, novos cursos, novas atividades, tudo isso é um bom exercício para o cérebro. Aprender palavras novas, um novo idioma. Ficar estagnado envelhece o corpo, a mente e nos entristece, mexe com o nosso corpo todo. Enfim, temos que nos atentar para os cuidados com a nossa saúde física e mental se quisermos chegar à terceira idade plenos e saudáveis. Como eu disse, não é nada fácil, porém necessário. Afinal, a saúde é nossa. É o nosso maior patrimônio. Sem ela não somos nada. Atente-se para isto!

_____________________________________________________



Dona Preguiça

Dona Preguiça me chamou:
_Vem aqui ficar comigo!
E eu quase que cedi.
Mas enfim eu percebi.
Não poderia ficar ali.
Foi então que resolvi.
Deixei a preguiça de lado
E foi bem melhor para mim.

:)



__________________________________________________________

RELATO DO QUERIDO POETA RECANTISTA JACÓ FILHO

Jacó Filho
Você deu a receita completa mestra! É só seguirmos... Aos 25anos eu pesava 63 kilos, aos 37, 84, então comecei um regime pra perder um kilo por ano, aos senta pesava 74, mas percebendo os sintomas dos enfartes já sofridos e não cuidados, e percebendo que era irreversível, consegui diminuir mias dez, em noventa dias que antecederam a primeira intervenção para colocar três pontes, em 2010, em 2014, mais quatro stents, e assim, depois de 10 enfartes, preservo o mesmo peso e meu colesterol bom que sempre foi baixíssimo, 25 aos 37 anos, foi melhorando com exercícios e caminhadas, mas lentamente, e agora depois de 35 anos de luta e regime, está em 65 e o ruim, lá em baixo. por isso, assino com você, vale a pena persistir... Parabéns! E que Deus nos abençoe e nos ilumine... Sempre...




 
Sandra Rosa
Enviado por Sandra Rosa em 31/07/2021
Reeditado em 02/08/2021
Código do texto: T7311293
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.