SOBRE OS VÍCIOS E OS HÁBITOS

Um vício é um comportamento destruidor que desperta o desejo da recompensa prazerosa. Não é difícil reconhecer um comportamento viciado, existem sinais claros para verificar se o que você tem é um comportamento arraigado ou um vício instalado. Observar qual é o comportamento que mantém o vício é fundamental.

Quando o comportamento está arraigado é como escovar os dentes, a sensação da boca limpa, da higiene é um comportamento arraigado porque ocorreu na infância e assim se tornou um hábito continuo. Já um comportamento viciado é um processo de adquirir um comportamento através de estímulos sensoriais e prazerosos.

Um vício não se instala de qualquer forma, ele vai sendo adquirido aos poucos, é um processo lento e contínuo que gera um mal hábito.

Os dois caminhos são parecidos, porém no caso do vício, a pessoa é conduzida para a desvalorização das suas crenças, é algo tentador que desperta a curiosidade, também este comportamento viciante foi programado para aliviar um desconforto e depois fazer você se sentir mal pela ação.

Pode ser visto como vício em bebidas, drogas, jogos de azar, vídeo games ou mesmo com as redes sociais, series de TV ou o até vício no trabalho.

A motivação que o vício cria vai aumentando na medida que ele avança em sua mente, é você quem deixa o vício se instalar, principalmente pelo fato de sentir prazer e satisfação momentânea.

O vício aciona certos gatilhos mentais que atuam para a chance de continuar no vício e é devido a alta motivação interna, ou o desejo de continuar com o comportamento que ele se instala e não quer ir embora.

Mas como sair desta?

Para se livrar do vício é necessário observar qual é a motivação que te influenciou para agir assim. Quando for para livrar-se de algum sofrimento, é necessário curar a ferida primeiro, fazer com que você se cuide internamente com ou sem ajuda profissional.

Outro ponto é observar quais são os pontos negativos que este vício lhe proporciona, qual a forma que ele se apresenta e quais são os gatilhos para que ele apareça, assim você pode ver quando ele se manifesta e como ocorre, se observar, se perceber, ter um diálogo interno sobre como dissipar este comportamento.

Ter uma recompensa de prazer com um bom hábito pode ser a chance de eliminar o vício, fazer com que o habito ruim se torne um hábito bom, experimentar outras sensações de prazer que não gerem o comportamento viciante.

Um exemplo é ter elogios quando não ocorre o vício, ou mesmo, ter atenção plena ao seu propósito, pensar em alternativas diferentes, ir passear, sair do local onde o vício ocorre e ter em mente que o vício te prejudica e é necessário que ele seja eliminado com ações práticas.

Outro ponto importante é verificar o rebote, quando sente o prazer no vício, sempre vem o desprazer e o desconforto moral por ter feito tal coisa, então, você pode aproveitar deste sentimento para tirar este hábito e substituir por outro positivo.

Existe um comportamento cíclico no vício, são rotinas que fazemos sem pensar....quebrar este ciclo é necessário e gera um sentimento de vitória!

Você foi capaz de sair desta! Você pode ser diferente e melhorar um pouco a cada dia!

Viva a vida com amor próprio e não deixe que o vício tome conta de ti!

Rosane Fetter
Enviado por Rosane Fetter em 02/08/2021
Reeditado em 28/10/2021
Código do texto: T7312325
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.