Um breve advogado do diabo. Ou do anjo

Sempre pensei que a vida não é oito ou oitenta. Ou, para me utilizar de uma expressão popular poética, sempre pensei que o segredo é "nem tanto ao céu e nem tanto ao mar". Por isso faço aqui um advogado do diabo, que talvez, vamos refletir, não o seja. E se o for, pelo menos não é tão feio quanto pintam.

Muito se crítica as gerações posteriores. Isso não é novidade, achamos que somos a referência em tudo, o modelo a ser seguido. Mas se analisarmos com cuidado perceberemos que não existirem gerações melhores ou piores. Existirem gerações diferentes, com pontos em que se saíram bem e outros nem tantos.

A geração dos.meus pais não separavam. Minha mãe mesmo apanhou trinta e seis anos. A alforria somente vinha quando o agressor morria. Penso que minha ironia dispensa explicações.

Agora dizer que alguém que se mata porque sofreu bullying é fraco é a mesma coisa que dizer que a mulher que foi estuprada é culpada, já que usava uma roupa sensual.

Para que nossa opinião não seja simplista, e que seja útil, reflitamos: segundo a Organização Mundial de Saúde nove em cada dez pessoas que se matam estavam doentes mentalmente, em maior ou menor grau. Isso não é mínimi, não é vitrinismo. É algo sério que precisamos trabalhar em nossa sociedade.

Se é necessário fortalecer nossos filhos psicologicamente, para enfrentarem as adversidades inevitáveis da vida, não é menos verdade que precisamos educa-los para não serem motivo de adversidades de ninguém. Para não se tornarem monstros e ainda acharem que é normal.

Jesus disse: "o escândalo é necessário. Mas aí daquele pelo qual o escândalo venha." Livro dos Espíritos, questão . 470 - Os Espíritos, que ao mal procuram induzir-nos e que põem assim em prova a nossa firmeza no bem, procedem desse modo cumprindo missão? ... “A nenhum Espírito é dada a missão de praticar o mal. Aquele que o faz fá-lo por conta própria, sujeitando-se, portanto, às conseqüências.

A meta é o desenvolvimento do amor. Tudo aquilo pelo que tenhamos que passar é da alçada divina, não nos preocupemos. A ferramenta se chama determinismo. Não somos nós que vamos fazer voluntariamente sofrimento a alguém a título de os tornar mais resistentes.

E tenho o dito!!! 🤭🤣