Conversa de avô e neto #5-DO FALAR MAL

- Bom dia vô!

- Bom dia!

- Sabe vô, estava pensando aqui…

- Sim, pode falar

- Por quais motivos algumas pessoas falam mal umas das outras, outras mais e outras menos?

- Para responder essa pergunta vou lhe fazer outra, por quais motivos você posta uma selfie?

- Sei lá vô nunca parei pra pensar sobre isso simplesmente vou e posto.

- Se você não sabe os motivos que lhe fazem postar uma selfie como poderá julgar comportamentos alheios se desconhece os seus próprios?

- Mas vô! Não sou eu! A questão não é essa, eu só queria paz na minha vida e as pessoas me esquecessem um pouco, mas por mais que eu não faça nada contra elas ainda sim falam mal de mim quando não estou presente só pelo fato de eu existir.

- Neste caso só quando sua vida ceifar. Quando morrer as pessoas que falam mal de você se sentirão culpadas e dirão coisas boas como uma forma de perdão. E lembra da nossa última conversa? Não temos medo da morte, temos medo de sermos esquecidos e quando alguém próximo morre nosso maior medo é essa pessoa esquecer da gente, precisamos reafirmar que ela lembrará de nós.

- Certo, então já vi que não tem como fugir, mas você não respondeu a minha pergunta por quais motivos então?

- Da competição, insegurança, incompetência, autoridade e espelho espelho meu.

- Como assim vô o que isso quer dizer?

- Pessoas competitivas transformam suas vidas em uma competição, quem faz mais e que faz menos, quem tem mais e quem tem menos. Uma pessoa competitiva competirá até as horas que ela dorme, por dormir 4h se sentirá na frente de quem dorme 8h. Para competir precisa de adversário logo ela falará mal de você para dizer que ganhou, mesmo que você não saiba da competição ou não queira estar nela.

- E da insegurança?

- Às vezes as pessoas se sentirão inseguras naquilo que fazem, não se sentirão boas o suficiente mesmo que outras pessoas achem. Falar mal que o outro não sabe ou não faz tão bem faz com que elas se sintam seguras.

- E da incompetência?

- Imagine uma pessoa que prometeu no final do ano se tornar fitness e ela falha miseravelmente não cumprindo a própria promessa. E outra pessoa posta todos os dias fotos na academia. Ao invés de admirar e assumir a incompetência poderá ter ranço da pessoa e dizer frases como: ´Só tem músculo não tem cérebro´; ´não faz outra coisa da vida´. E outras frases similares.

- E da autoridade?

- Falar mal também é uma forma de mostrar autoridade, ao dizer que o outro não sabe ou não faz direito algo que você diz saber mostrará para outras pessoas autoridade.

- Mas mostrar autoridade desta forma não é uma fraqueza?

- Sim, está próximo da insegurança na qual a pessoa precisa reafirmar para as outras pessoas que ela é boa no que faz e assim alimenta o Ego.

- Vô e esse ́ espelho espelho meu ́ como assim?

- Não sou criativo em nomes, esses andam lado a lado dos competidores. A diferença é que há uma necessidade de ser sempre o melhor enquanto os competidores aceitam suas derrotas. São pessoas cruéis e não aceitam adversários criando inimigos, buscarão saber o que o outro não sabe para espalhar o mais rápido possível e quando tiver oportunidade colocarão a pessoa em uma situação de vergonha, pedindo para que ela faça aquilo que não sabe fazer.

- Meus Deus! Que pessoas ruins!

- Sim, é a maldade de “gente boa”.

- Vô agora faz mais sentido pra mim.

- Mas me conte, você se encontra em alguma dessas?

- Não sei lhe dizer, talvez eu esteja no competidor. Mas vô, sinto que nem sempre estou lá. Eu quero a paz, por quais motivos alguém que quer paz competirá?

- Às vezes você não escolhe simplesmente alguém que lhe coloca nessa competição e quando você percebe já está no segundo tempo.

- Ficarei mais atento. Vô obrigado pelas explicações vou andar de skate agora.

- Tá bom, se cuida.