Quando eu era criança e pegava uma fruta dura de descascar, corria para meu pai e pedia: – Pai, começa pra mim!.
 


O que eu queria era que ele fizesse o primeiro rasgo na casca, o mais difícil e resistente para as minhas pequenas mãos. Depois, sorridente, ele sempre acabava descascando toda fruta para mim. Mas, outras vezes, eu mesmo tirava o restante da casca a partir daquele primeiro rasgo que ele havia feito.
 
Meu pai faleceu há muitos anos e faz muito tempo que deixei de ser criança. Mesmo assim, sinto grande desejo de tê-lo ainda ao meu lado para, pelo menos, “começar a descascar tantas cascas duras" que encontro pelo caminho.
 
Hoje, minhas cascas duras são outras. Preciso descascar  as dificuldades do trabalho, os obstáculos dos relacionamentos com amigos, os problemas no núcleo familiar, o esforço diário para manter a calma, sabedoria na imensa arte de viabilizar filhos adultos, ou então, o enfrentamento sempre tão difícil de doenças, perdas, traumas, separações, mortes, dificuldades financeiras e, até mesmo, as dúvidas e conflitos que nos afligem diante de decisões e desafios.  
 
Em certas ocasiões, minhas frutas transformam-se em enormes abacaxis. Lembro-me, então, que a segurança de ser atendido pelo papai quando lhe pedia para “começar a descascar pra mim” era o que me dava a certeza de que conseguiria chegar até o último pedacinho da casca e saborear a fruta.
 
O carinho e a atenção que eu recebia do meu pai me levaram a pedir ajuda a Deus, meu Pai do Céu, que nunca morre e sempre está ao meu lado. Meu pai terreno me ensinou que Deus, o Pai do Céu, é eterno e que seu amor é a garantia das nossas vitórias.
 
Quando a vida parecer muito grossa e difícil de descascar, lembre-se de pedir a Deus: “Pai, começa a descascar pra mim!”. Ele não só começará como resolverá toda a situação para você.
 
Não sei que tipo de dificuldade eu e você estamos enfrentando ou encontraremos pela frente. Sei apenas que vou me garantir no amor eterno de Deus para pedir, sempre que for preciso: “Pai, começa a descascar pra mim”.
Luiz Gonçalves Martins
Enviado por Luiz Gonçalves Martins em 13/08/2021
Reeditado em 13/08/2021
Código do texto: T7320143
Classificação de conteúdo: seguro