Comunicação

A comunicação é vital ao ser humano e aos demais seres desde os tempos imemoriais. Necessário à saúde física e mental e a perpetuação das espécies. Sem comunicação não há evolução. De algum modo todas e todos comunicam suas ideias e desejos. Os povos originários, tempos atrás enviavam suas mensagens pela fumaça. Para não irmos tão longe, em tempos recentes os humanos interagiam por cartas escritas à mão, além, óbvio, das conversas face a face, que permanecem. Os caixeiros viajantes tiveram um papel importante na comunicação, levando notícias de parentes que moravam em comunidades distantes, onde os correios não chegavam e muitos não sabiam ler e escrever.

Os tempos mudaram. A comunicação também. Com as novas tecnologias as distâncias encurtaram. Hoje podemos falar e ouvir as pessoas pela tela do computador e do celular. Tudo muito rápido. Ou melhor, numa velocidade, que não temos, muitas vezes como acompanhar. A pressa é tanta, a ponto de não termos paciência de ler um romance de, digamos, cem páginas. Na internet, então, um texto de cem caracteres corre o risco de não ser lido.

Desafio os parceiros e as parceiras de letras a desenvolver o tema. Para tanto eu convido Dartagnan Ferraz, Antonio Bacamarte, Arjofe e Edna Lopes, que se desejarem, convidem outras e outros.