20 DE AGOSTO: DIA DO MAÇOM

 

            Todos os dias é dia de Maçom, por extensão, dia de maçonaria, mas, hoje em especial, é o dia dedicado ao Maçom! O 20 de agosto está ligado ao grande passo libertário que foi tomado pelo então Príncipe Regente D. Pedro I, que também era maçom juntamente com outros trabalhadores do Compasso e do Esquadro. Um grito de liberdade que ecoou para a quebra dos grilhões que nos forjava, dando início a nossa luta pela independência. Os Operários incansáveis da Oficina estiveram envolvidos diretamente através da influência dos ideais republicanos e pela ostentação da tríade de igualdade, Fraternidade e Liberdade de inspiração francesa.
            Não tenho aqui a pretensão nem o alcance de adentrar na profunda e até obscura origem dos primeiros passos da maçonaria, uma vez que parte de sua história é permeada de um passado ilustrado de mitos e lendas, algumas delas relatadas ao tempo do Rei Salomão chegando outras a apontarem Adão como o primeiro Maçom em algumas narrativas. O fato é que a Fraternidade regular no Brasil congrega uma série de obediências: o Grande Oriente do Brasil, constituindo-se uma entidade Federativa e neste entendimento, portanto, com representações em todos os Estados da Nação; A Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB), esta, que agrega todas as Grandes Lojas do Brasil, não Federativa, o que a torna diferente administrativamente do Grande Oriente, pois as Entidades que a compõe são independentes e Estaduais e, finalmente, A Confederação Maçônica do Brasil (COMAB), esta, que agrega os membros dos Grandes Orientes Independentes e também Confederados. Estas Potências reconhecem diversos Ritos praticados em suas Oficinas, resguardando as devidas individualidades e especificidades porém, todos os Ritos possuem em comum os três primeiros Graus da Honrosa Maçonaria que são o Aprendiz, Companheiro e Mestre, conhecidos como Graus simbólicos.
            Portanto, o Maçom é aquele Operário incansável personificado que está á serviço de uma Instituição de caráter filantrópico, educativa e progressista. Estes adjetivos possuem em sua essência raízes profundas regadas e interpostas pelo saber filosófico cujo principal objetivo é a investigação da verdade, prezando pela moral e também pela prática da virtude. O Supremo Criador os guia os passos em seus trabalhos, o Grande Arquiteto Do Universo, que é Deus, é o que nos move pela fé individual de cada irmão:.. Ao  comemorarmos a nossa independência devemos lembrar que a Maçonaria esteve à frente influenciando diretamente e isto faz parte das três principais obras desta Instituição no Brasil se citarmos a Abolição e a República também. Hoje o dia é alusivo aos homens livres e de bons costumes, conscientes com os seus deveres inerentes a Pátria, para com seus semelhantes e consigo mesmo. É aquele que transita entre o mundo profano e os preceitos maçônicos que o torna um ser em constante aperfeiçoamento moral, em aprendizagens, disciplinando-se através do polimento ininterrupto para contribuir para um mundo mais justo, solidário e fraternal entre os homens de boa vontade. Um grande e Triplo Fraternal Abraço a todos os irmãos:. Deste universo maravilhoso pelo seu dia especial de hoje!

Ricardo Mascarenhas
Enviado por Ricardo Mascarenhas em 20/08/2021
Reeditado em 12/02/2022
Código do texto: T7324596
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.