MANIPULADOR X MANIPULADO

Manipulador x manipulado

Quem não sabe onde quer ir qualquer caminho serve! Ou será que se é flexível e consegue ser feliz em apenas caminhar, quanto mais inesperada é a nova trilha melhor.
Servir ou ser servido? Como ser servido quando se contenta com quase qualquer coisa e ser surpreendido é melhor que a mesmice do esperado e ditado. Exigir ou abrir mão, se para imperar temos que usar estratégias e desprender uma energia muitas vezes maior que o benefício a ser conquistado. Quando a vitória é apenas uma questão de honra, logo depois é atirada ao lixo, pois o que estava em disputa era apenas a satisfação do ego. Ao abrir mão nos tornamos mais leves, não sofremos o peso da exigência e do eterno determinismo. Ser contente com o que se apresenta, não por conformismo, simplesmente por ter a capacidade de fazer do limão uma limonada. Manobrar ou ser manobrado? E se o manobrável é tão cheio de quinas e ganchos e agarra pra todo lado. Um verdadeiro pau de enxurrada e engastalha em todas as curvas do rio. “Deixe a vida me levar, vida leva eu”. O desgaste chega a ser tão grande que quase sempre é mais fácil deixar com que se vá. Siga em frente, trace seu caminho e arque com as consequências de sua escolha. Reinar ou ser súdito? Muitas vezes rei deposto é igual a rei morto, onde uma ordem mal dada ou um equívoco decreta-se o fim de um reinado. Já é muita tarefa reger nossas emoções e desejos, melhor é ser rei e súdito de nós mesmos. Diz o ditado: “Com um jeitinho vai até para o inferno, mas de qualquer jeito nem para o Céu”. Ficar rodeando, cercando e espreitando até o bote final, administrar segundo o desejo sem que o outro perceba também é desgastante. São horas de planejamento e expectativa, aguardando  a hora certa de emboscar. Não que a pessoa seja uma cobra, mas ela muitas vezes está tão certa do que quer e o que é melhor para todos que apenas controla. Tem todos os argumentos possíveis e imagináveis para validar suas vontades e os caminhos a serem seguidos. Tudo organizado, cada objeto em seu lugar e cada ser humano no seu papel. São tantas às necessidades e um turbilhão de coisas a serem organizadas e pessoas a serem guiadas.
Já manipulei e fui manipulado, hoje não quero nem uma coisa nem outra. Apenas desejo viver o resto de minha existência sem muita preocupação, correr dos manipuladores e ficar bem longe dos manipuláveis.

Kennedy Pimenta 🌶