Minha rua

A rua onde moro

Eu conheço muito bem a rua onde moro.

Sei a parte das calçadas que devo evitar porque estão quebradas... sei das tampas de bueiros - ou dos fios de luz... telefone... internet - em que não devo pisar pois estão duvidosos... não sinto firmeza nenhuma neles...

Conheço o rosto das pessoas que trabalham no 1,99... na lotérica... nas farmácias - que têm se proliferado cada vez mais por aqui -, na barbearia, no chaveiro, no xerox, nos barzinhos, no posto de gasolina, na padaria, na livraria...

Sei decifrar o olhar deles: fico feliz quando vejo olhos descansados, em paz, tranquilos... fico apreensiva e triste quando vejo olhares tristes, preocupados, doridos, abatidos...

Sim... os olhos nos dizem isso tudo... e foi o que sobrou do rosto das pessoas.

Já escrevi em algum momento que não mantenho contato visual com pessoas que não conheço... quando estou na rua... e na minha mais do que conhecida rua ajo exatamente dessa maneira. Mas....

Ah! eu também conheço as casas... sei quais delas têm um lindo jardim na frente... e quais delas têm jardim nenhum... sei qual delas nunca abre as janelas... sei qual delas foi pintada recentemente... sei qual delas está com a tinta descascando... sei qual delas tem uma lâmpada na frente que vive piscando.

Sei exatamente o lugar que mais dia menos dia vou ver a água escorrendo e escorrendo... e eu só pensando na falta de bom senso do dono de lavar a calçada com taaaaannnnta água.

Também conheço os prédios... com cada comércio que nele há... o que mais me entristece e ver tantos fechando... também sei quais os apartamentos que estão lá com placa de 'Aluga-se" ou "Vende-se" há mais de uma ano.

Conheço a praça que há no fim da rua... cada pedacinho dela... acho que tirei milhares de foto lá. Agora está cercada por tapumes... para (não lembro exatamente qual a palavra..) mas irão torná-la mais bonita. Quando os tapumes forem retirados, mais fotos, com certeza.

Bem, voltando pro assunto que me levou a escrever este texto: evito contato visual com estranhos...

Na saída de um supermercado da minha rua há sempre alguém vendendo alguma coisa... não compro nunca nada... primeiro porque só uso cartão, segundo porque só compro o que preciso... então passo rapidamente pra ter de evitar de dizer nãos...

Por que será que a gente tem tanta dificuldade em dizer 'Não!'?

Mas...

Outro dia olhei de soslaio para alguém que vendia algo e elogiei o produto da venda... era algo de trabalho manual...

quando passei novamente... sorrimos com os olhos, of course, como dois velhos conhecidos...

quando passei novamente a pessoa me pediu dinheiro.

Preciso não manter contato visual mesmo... e sim.... fico morrendo de pena.