Perdas

Uma das coisas da vida para as quais nunca estamos preparados, são as perdas. Perder nunca é fácil. Seja o que for.

Logo que nascemos, já experimentamos o quanto pode ser traumatizante uma perda. Começamos, de cara e sem aviso prévio, perdendo o nosso lugar tão quentinho e tranqüilo dentro da barriga da mãe. Ainda por cima damos de cara com um médico carrasco que sem termos feito nadinha de errado, já sai nos tapeando a bunda! Buááááá!!!

Quando somos crianças somos obrigados a aprender a dividir. Saco!!

O brinquedo que era meu, agora vou ter de dar para outra criança brincar. De novo, não contávamos com isso.

Temos de dividir a mãe com outro irmãozinho que chega. Mas vem cá, a mãe não era minha?? Lá vem o beiço...

Quando adolescentes, perdemos a inoscência de achar que todas as pessoas são boas e que as pessoas "más" só existem nos filmes.

É a fase dos primeiros namoros, do primeiro contato com o sexo oposto (ou o mesmo, dependendo do gosto de cada um) e também dos primeiros pés na bunda. Putz! Perdi de novo...

Quando adultos, bah! Aí sim que começa o show.

Perde-se oportunidades, amigos, que descobrimos que não eram tão amigos assim, amores (quem nunca levou um fora?), perde-se pessoas que amamos e que foram dessa prá melhor (não preciso dizer que prá este tipo de perda, além de nunca estarmos preparados, mesmo, é a mais difícil de aceitar, não é?), perde-se a razão, perde-se a vaga no estacionamento, ou a liquidação do Shopping, puxa estas duas são prá matar!

E pior, quando perdemos aquilo que na verdade nunca havíamos chegado a ganhar!

Acontece que na vida, sempre temos algo a perder. Quem não tem é porque nada tem, nada conquistou, nada construiu!

Mas uma das coisas, que não me importaria nada de perder é o medo.

Medo de muitas vezes não conseguir lidar com, ou não suportar, tantas perdas.

Agora, por outro lado ganhamos, quando, apesar de tudo, não perdemos a esperança, a fé, a persistência para conquistar tudo aquilo que sonhamos. Principalmente, quando não perdemos a teimosia.

Teimosia que nos faz seguir em frente e insistir nesta coisa tão maravilhosa chamada vida! Que apesar de todas as perdas, é o maior presente que ganhamos!