PRESTE ATENÇÃO!

Às vezes, somos tão críticos, irônicos e até mesmo debochados diante de situações ou comportamentos de alguém.

Agimos, reagimos e interagimos tantas vezes de forma egoísta, totalmente preconceituosa, autoritária, levados por idéias e julgamentos pré-concebidos de uma maneira tão rígida, tão desprovida de senso ético, ou de preocupação com o sentimento alheio, sem cuidado com quem quer que seja, que conseguimos protagonizar situações de total desrespeito para com o outro. E magoá-lo.

Quando deixamos nos levar pela rigidez mental, pela negação de abertura para o que se apresenta como novo (para mim), ou diferente do que estou acostumado, corremos um grande risco de nos tornarmos inconvenientes, maldosos, e o que é pior, de causarmos desconforto e mal estar a todas as pessoas que forem alvos do nosso preconceito.

Quantas vezes, por exemplo, algumas pessoas se esquecem, ou fazem de conta que se esqueceram, do quanto o que dizem pode ser nocivo e ferir alguém. Fazem comentários premeditadamente maldosos, verbalizam impulsivamente opiniões pessoais, muitas vezes carregadas de preconceitos, e totalmente desprovidas de bom senso, que, dependendo da ocasião, dependendo de quem ouve, pode causar um dano profundo e um mal às vezes irreparável.

As palavras são poderosas, e podem desencadear situações muitas vezes impensadas por quem as profere. E muitas vezes, por distração, ou até mesmo por total falta de sensibilidade, nos esquecemos disso.

Quantas vezes, mesmo diante de situações extremamente delicadas, costumamos nos distrair, e não ter cuidado com o que dizemos, e com isso, conseguimos desnecessariamente machucar profundamente o outro?

E as críticas acompanhadas de sorrisinhos debochados? O sorriso é uma expressão tão linda e tão afetuosa quando é sincero, e realmente aparece no rosto de alguém, para demonstrar satisfação, alegria, contentamento e aprovação, mas algumas pessoas preferem descaracterizá-lo, e o usam para desrespeitar o outro, para atacá-lo. E todos sabemos que quando usado de forma cínica e irônica, o simples ato de sorrir, pode se tornar uma arma e ferir profundamente alguém.

A palavra também! Tanto pode ser direcionada de forma afetuosa, com carinho e proporcionar alegria para quem ouve, quanto pode também ferir e desencadear enorme tristeza...

Preste atenção!

Francisquini
Enviado por Francisquini em 11/11/2007
Código do texto: T733082
Classificação de conteúdo: seguro