Um recado para todos os brasileiros

Eu não tenho nada contra quem votou em Bolsonaro e acho que é muito errado chamarmos quem votou nele de bolsominion descerebrado. Infelizmente, desde a época em que ele ainda era apenas um deputado, temos visto pessoas que começaram a chama-lo de mito e que inclusive têm atacado de forma vulgar quem mostrou oposição a ele. Fomos chamados de vagabundos esquerdistas, comunistas desocupados e alguns dos mais agressivos chegaram a dizer que seria ótimo que Bolsonaro mandasse nos fuzilar porque não passávamos de algo pior do que lixo. Não foram poucos os que nos atacaram com palavras de muito baixo calão.

Está certo que não são todos os que votaram nele que agem assim. Esses bolsonaristas radicais são uma minoria e se destacam por nos atacar de forma verbal, fazendo uso de gestos obscenos e palavrões. Acham-se melhores do que nós mas não são capazes de mostrar que Bolsonaro é o melhor para o Brasil com qualquer argumento e, por não terem argumentos inteligentes, valem-se da agressividade e vulgaridade como recursos. Pude observar isso numa passeata contra Bolsonaro da qual participei. Uma senhora – já passada dos sessenta anos – da varanda da sua casa, ficou a nos exibir uma camisa de Bolsonaro e exibiu para nós os dedos médios das duas mãos. Eu só posso me perguntar: será que essa gente não se dá conta de que não é com atitudes vulgares, sarcásticas e radicais que se conseguirá provar que Bolsonaro é o melhor para o Brasil?

Antes que alguém me provoque, deixo bem claro que eu jamais agiria assim com quem votou em Bolsonaro e ainda o defende. A gente vive numa democracia e todos devem respeitar a postura política de quem quer que seja. Agredir quem pensa diferente não passa de uma atitude bastante errada que apenas causa mais desentendimentos e não contribui para resolver os problemas do Brasil.

Seria ótimo que todos nós, em vez de entrar em atritos por causa de ideologias políticas, passássemos a pensar no que é o melhor para o Brasil. O Brasil não precisa de mais desunião e, infelizmente, temos visto muita polarização política. As pessoas estão divididas entre os que apoiam e os que são contra Bolsonaro.

Muitas vezes, apegar-se a ideologias impede que tenhamos uma visão mais realista da situação do nosso país. Vamos observar os fatos. Antes de idolatrar ou atacar um político, vamos ver o seu histórico, propostas e se ele realmente é comprometido com os deveres do seu cargo.

Está mais do que na hora de entendermos que exercer a cidadania tem que ir além de apenas votar. De fato, é fácil falar porque muitos brasileiros estão confusos, perguntando-se quem é a melhor opção para o Brasil. Por isso, pensemos bem em quem vamos votar em 2022.