Guto caiu

Futebol só explicável para quem acompanha. Quem ver de fora não entende porque de tantas discussões, de tantas reclamações e de algumas alegrias. Fui dormir cedo e acordei com a miserável, mas coerente notícia da demissão de Guto Ferreira no Ceará.

Deixa eu explicar melhor. Miserável, porque dói para a torcida ter que se desfazer de alguém que aprendeu a gostar, depois de mais de um ano de trabalho, uma Copa do Nordeste, chegar a Sulamericana e está em uma ótima fase no Brasileirão.

Mas eu também acho super coerente tirar o Gutinho agora. Apesar de ter imensa gratidão pelo técnico. Um treinador pragmático, era impossível olhar para o time e não ver a cara de cansado dos atletas, submetidos a um extremo esquema anti-jogo. O time com jogadores de qualidade, como Vina, Lima, Steve Mendoza, Erick, escolhe se defender ao máximo. E ontem contra um time de nível técnico baixo e que está na zona de rebaixamento, o alvinegro de Porangabussu foi triturado. Foi massacrado. E na hora do intervalo, o técnico só mexeu numa peça. Quando o time levou o segundo gol, ele fez mudança tripla. Meu coração e minha sensação naquele instante era que o técnico estava perdido e que não dava mais para ele continuar.

Fui no twitter ver o termômetro desse meu sentimento e vários torcedores diziam o mesmo. Eu até gritei internamente: #foraguto. Depois pensei melhor e achei que deveriamos ter mais paciência.

A torcida do rival, nas suas análises apaixonadas acham que a mudança no comando do Vozão se deve ao fato de eles terem excelente campanha e olharmos para ele com certa inveja e desejo de está numa posição igual. Já a imprensa do Sul ficou perplexa por ver que o comandante alvinegro tinha caído. Mas não analisam o desempenho que a equipe tinha. Jogos sofríveis. Vitórias limitadissimas.

Mas futebol é compreensível somente aos apaixonados que ficam vendo partidas 11h da manhã em pleno domingo só pra sofrer e estragar o feriado. Torcedores são uma espécie de religiosos que não aceitam opinião de fora, de quem não conhece. Se o amor a Gordiola virou um escola, foi porque ele tinha seus méritos e suas conquistas. Mas tudo tem seu limite e por mais que seja uma dor imensa era hora de dizer até breve.

Carlos Emanuel
Enviado por Carlos Emanuel em 30/08/2021
Código do texto: T7331488
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.