Pensares sobre Democracia

Existem dois grandes contextos desses pensamentos: um sobre Democracia, ou seja, sobre o sistema de governo; outro sobre se, dentro dessa concepção, sobre a prática desse sistema. Este segundo contexto já foi abordado nos textos: “Praticamos a democracia?” e "Estado Democrático de Direito".

Este se refere ao que pensam com relação a outros, sistemas de governo e, também, algumas poucas considerações sobre aspectos corrosivos à democracia.

Democracia é o governo no qual o poder e a responsabilidade cívica são exercidos por todos os cidadãos, diretamente ou através dos seus representantes livremente eleitos. Sobre esse regime, pensamentos a seguir.

Abraham Lincoln, a democracia é o governo do povo, pelo povo, para o povo.

Albert Einstein, o meu ideal político é a democracia, para que todo o homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado.

Aristóteles, a demagogia é a corrupção da democracia, assim como a tirania a corrupção da monarquia. (demagogia, hoje, é forma de atuação política na qual existe um claro interesse em manipular ou agradar a massa popular, visando apenas conquista do poder político).

Bernard Shaw, a democracia é um sistema que faz com que nunca tenhamos um governo melhor do que merecemos.

Capuano Thiago, o maior crime que um cidadão pode cometer contra a sociedade e a justa democracia é a idolatria a seus lideres políticos.

Noam Chomsky, a propaganda representa para a democracia aquilo que o cassetete significa para o estado totalitário.

Winston Churchill: a democracia é a pior forma de governo, salvo todas as demais formas que têm sido experimentadas de tempos em tempos. Ou seja, seria um regime cheio de defeitos, porém, ainda assim, seria melhor do que todas as outras formas de regime político experimentadas.

Merece destaque o pensamento do professor Henrique José de Souza sobre democracia, visto ser o único encontrado nessa rápida pesquisa, que a relaciona com o estado de consciência da humanidade.

Como o pensamento foi encontrado num posicionamento como dirigente da sociedade que fundou, hoje Sociedade Brasileira de Eubiose - , considerou-se importante extrair o posicionamento sobre o assunto dirigido especialmente aos seus discípulos:

Professor Henrique José de Souza: “Em nossas fileiras não podem medrar, por absoluta inadaptação aos nossos princípios, que alimentamos e defendemos quaisquer totalitarismos, independentes das cores políticas que se matizem, ou dos postulados que tentem impor. Devemos viver muito acima da humanidade vulgar que se trucida em nome de um pseudo-herói vitalista, escravizador de povos e consciências, ou de um alegórico pão, sem o sal da liberdade e do espírito. Podem chamar-nos de presumidos, é verdade, mas à aleivosia responderemos com o ideal de Fraternidade e Cultura, que pregamos e defendemos”.

“Como vivermos na Terra e somos partícipes, portanto, da vida que nos confere um certificado de cidadania, reconhecemos como forma política mais consentânea com a evolução atual da Humanidade a Democracia, porque é a que mais se assemelha ao espírito teosófico, pelo seu reconhecimento aos direitos imprescritíveis do homem”.

Os pensares Einstein, Capuano Thiago e Henrique José de Souza explicitam como grandes efeitos corrosivos à democracia: a idolatria; a veneração; e o trucidar-se por seus líderes políticos, por pseudo-herói vitalista, escravizador de povos e consciências

Enfim, são muitos os críticos desse sistema de governo, desde Aristóteles com a experiência grega, mas, parece ser unanimidade ela ser, das experiências até hoje vividas pela humanidade, a melhor. Além disso, esse melhor foi o que nosso estado de consciência conseguiu implantar.

TEXTOS RELACIONADOS:

PRATICAMOS A DEMOCRACIA?

http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/2642495

ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/6998661

J Coelho
Enviado por J Coelho em 30/08/2021
Reeditado em 30/08/2021
Código do texto: T7331501
Classificação de conteúdo: seguro