OS MELHORES ANOS DE ESTUDO

A presença do IHGGS na cidade de Sorocaba já é o bastante para admirá-lo. Começou cedo, as suas atividades: **. Não se impôs, conquistou espaço. Traz assuntos interessantes acerca do grande município paulista que não quis subir a serra mas esticar-se no vale encantado da floresta virgem. Tomou sol como autêntica colônia habitada por nativos, pescadores, aventureiros, tropeiros e imigrantes (século XVII). Cada lugar independente de onde esteja situado merece ‘coisa assim'. Um projeto largo de motivos para fazer-se percebido e aplaudido por leitores de todas as idades. Vozes pedindo para serem escutadas pois gente de bem desenvolve um trabalho único voltado à zeladoria de nossa identidade social. Entendem qual é o seu papel acerca do estudo/pesquisa/divulgação da cultura regional sorocabana. Coleciona momentos de saudade assim como registros históricos guardados e exibidos ao público em geral. Como? Sob vários nuances do tempo, na faixa compreensível <ontem, agora e amanhã>. O Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico apresentado é nos moldes de uma casa literária donde os seus encontram-se atarefados. Arquivo deveras organizado para oferecer - o que Sorocaba teve e tem - aos seus pares e apoio. História, geografia e genealogia se cruzam perfeitamente, em seres e haveres, formando algo chamado PRECIOSIDADE. O correr dos anos não lhe furta a marca/passagem de nossos ancestrais. Serve-nos de guia para novas descobertas. Regras e pregas fazem com que essa atividade se torne didática ao passo de atrair olhares cada vez + profundos. “Historiar" talvez seja o ponto de partida para chegarmos ao pensamento moderno de saber um pouco mais e melhor. Reúne fatos e evidências que comprovem, documentalmente, esta ou aquela afirmação lógica. O mesmo acontece com as demais áreas afins. Somos parte no processo civilizatório que possui início, meio e continuidade. O progresso caminha de encontro com educação inclusiva. Sorocaba escolhe valorizar-se como povo, cidade e pedacinho de Brasil.

*Thiago Valeriano Braga

Guarulhos-SP, 29/08/2021

Thi Braga
Enviado por Thi Braga em 30/08/2021
Reeditado em 30/08/2021
Código do texto: T7331657
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.