Tempos idos

Uma noite dessas tive um sonho agradável, sonhei que viajava de bonde - um daqueles bondes antigos abertos e com largos bancos de madeira, que circularam no Rio de Janeiro, com motorneiro (era o motorista) e cobrador, este andando pelos estribos com o veículo em movimento, a mão cheia de dinheiro.

Sinto saudades da década de 1950. Era um tempo bem mais tranquilo, sem tanto assalto, sem tanta pornografia, a tv ainda era família, não existiam novelas, havia mais respeito.

Vivíamos sem tanto medo. O cidadão brasileiro hoje vive com medo de sair à noite ou até de dia, pegar condução, tem medo de assaltos, medo de tratar da saúde, medo do STF, órgão do qual mal se ouvia falar em 1958, quando chegou a tv lá em casa. Medo dos políticos.

Temos medo de morrer de fome, de ir morar na sarjeta, é o medo comum a assalariados e aposentados do INSS, e geralmente de quem mora de aluguel. As pessoas têm medo da própria família.

No fundo só a Fé, a Religião bem entendida, pode nos livrar desse medo: confiar em Jesus acima de tudo. Mas os entraves da vida continuam enquanto a humanidade não recuperar em massa a religiosidade, a integridade moral e a simplicidade no agir.

Quem viveu a década de 50 sabe como aquele tempo foi mais tranquilo e menos angustiante.