É preciso que a gente saiba

Se você tem pai ou mãe narcisista ou tóxico, precisa saber de uma triste verdade: pais assim nunca reconhecerão nossos melhores esforços, nem mesmo quando nos tornamos adultos. Tentar mostrar a eles que somos adultos e capazes é perder o nosso tempo. Para eles, nunca passaremos de crianças idiotas. Eles nos tratam de uma maneira que não se deve nem mesmo tratar um filho com retardo mental.

Muitos filhos adolescentes e até adultos que têm a má sorte de ter pais disfuncionais (sejam ou não narcisistas) são diariamente desrespeitados em sua individualidade. Por mais que os filhos digam ou façam no sentido de fazer os pais entenderem que eles já são crescidos e capazes, esses pais nunca os tratarão como eles querem ser tratados. Pais tóxicos e/ou narcisistas vivem a diminuir os filhos como se eles fossem crianças irresponsáveis ou débeis mentais, dando conselhos óbvios, fazendo coisas como entrar nos seus quartos, espionando, abrindo bolsas e até se intrometendo nas suas amizades. Não raro, esses pais diminuem os filhos na frente de pessoas de fora.

Temos mesmo a impressão de que tais pais não querem que os filhos sejam independentes e cresçam e aprendam a voar ou que então os consideram uns incompetentes. Mas esses mesmos pais, que fazem de tudo para que os filhos nunca consigam crescer, comparam-nos aos outros, falando das qualidades de fulano ou sicrano para que os filhos se sintam uns completos incapazes. E não adianta os filhos tentarem argumentar com os pais. Tudo o que conseguirão será se estressar, pois esses pais são irredutíveis.

Um caso muito triste que mostra como esses pais nunca nos tratarão como pessoas capazes é o de uma moça que – quando já tinha dezessete anos – ao ir para o banco pagar uma conta, ouviu da mãe o seguinte conselho: “Pague só ao caixa, entendeu?” Essa mãe, por sinal, não queria que a filha fosse à festa de aniversário de um amigo homossexual porque poderia haver lésbicas na festa e os pais atrapalhavam suas amizades e namoros, além de a terem forçado a fazer um curso que ela não queria, ainda que ela dissesse que estava infeliz no curso e não tinha vocação para ele.

Então, é preciso que a gente saiba que existem pais com quem não adianta tentar um diálogo para mostrarmos que somos adultos e capazes. Eles não nos respeitam e é ilusão pensarmos que, se fizermos o nosso melhor, eles reconhecerão as nossas qualidades. Isso é algo que jamais acontecerá. Iremos apenas perder o nosso tempo.

Aprender sobre pais narcisistas e tóxicos é essencial para ajudar várias pessoas que sofrem com pais assim para que elas entendam que não conseguirão fazer os pais mudarem e que não devem gastar tempo tentando uma convivência harmônica com eles. Os terapeutas são unânimes em afirmar que se deve afastar de parentes tóxicos e, nesse caso, a unanimidade não é burra.