SETE DE SETEMBRO de 2021.

Algumas ponderações e reflexões.

O dia chegou. Para o idiota que ocupa o lugar de um presidente, de fato, e, como consequência, para todos os brasileiros, do bem ou do mal.

Idiota, sim. Porque a única atividade com que este indivíduo está se ocupando todos os dias é a produção de idiotices.

A primeira notícia que vejo, agora mesmo, é caminhões da ‘Zaeli alimentos’ tentando invadir a esplanada. É por aí que a idiotice avança.

_____________

1ª Ponderação.

CRISE ENTRE OS PODERES.

Leio e vejo este enunciado em toda parte.

Há necessidade de um esclarecimento a fazer para os incautos ou de má fé. Há uma ‘cegueira epistemológica’ (falta de conhecimento sobre), ou de mau-caratismo de alguns.

O que há, de fato, é o Sr. Bolsonaro provocando conflitos com dois poderes, o Senado e o STF. O Centrão (vulgo ‘Câmara dos Deputados) é, no sistema de politicagem em Brasília, um puxadinho da família Bolsonaro. É comprado, financiado e mantido por emendas parlamentares, que são o nosso dinheiro, para segurar o governo. No dia que esta ‘mamata’ aos deputados acabar, Bolsonaro cai rapidinho. Se alguém não enxerga isso, é mais cego ainda que Oliveira (2007) ensina.

Não estou querendo dizer com isso que as duas instâncias são ‘inocentes’ e não cometem e cometeram erros. Seria, também, idiotia. Mas uma coisa é cometer erros, ainda que institucionais em favor de premissas complexas e outra é favorecer um arruaceiro, que em nenhum momento mostrou ser digno de outro adjetivo. Bolsonaro, em toda vida pública foi este sujeito que está aí, querendo esculhambar a democracia, ou o que resta dela. E isso estava claro antes de 2018. Só não viu quem não quis.

_____________

2ª Ponderação.

NÃO TEMOS GOVERNO.

Gostaria muito de discutir com quem quer que fosse sobre o que de fato este governo fez na Saúde, Educação e Emprego, que são os pilares de sustentação do desenvolvimento de um país. Considerando a inépcia, fez muito. Na saúde, crise em todas as direções. Remédios (Milhões em valores) vencendo por falta de logística; na Educação, sem ministro. Uma tragédia sob qualquer ótica coerente. Na empregabilidade, produzindo o pior momento para o mercado do emprego de todos os tempos. Os investimentos externos sumindo como quem foge da cruz. A própria elite, dona da expropriação do trabalho humano, já percebeu a burrice que fez em apostar em um lunático.

_____________

3ª Ponderação.

A MENTIRA COMO PREMISSA.

É impressionante para quem acompanha as falas de Bolsonaro como ele usa a distorção dos fatos e das informações como suporte das suas opiniões. Isso se constitui mentira. É, igualmente, impressionante como muitos tentam aliviar estas oratórias estranhas do indivíduo (sujeito é outra coisa) para agradar e defender este ser ou sua ideologia. Novamente, quem defende este tipo de comportamento de um líder, ou é mau-caráter ou ignorante. As duas situações podem estar em um mesmo indivíduo.

_____________

4ª Ponderação.

TRANSPARÊNCIA.

Transparência ou se tem ou não se tem. Sinto repulsa contra qualquer servidor público que tenta esconder dados. Ele deve isso a quem lhe mantém no cargo. Se há elementos que podem ferir a pessoalidade, que estes sejam ocultados, mas colocar em sigilo atos públicos e dados sobre gastos do dinheiro público, FRANCAMENTE, quem apoia, é um deles, como se diz.

Sou da opinião que a transparência de todos os atos públicos DEVERIA ser do conhecimento de quem os financia. Ou seja, do povo.

À propósito, você deixaria alguém administrar o seu investimento por alguém que esconde os gastos? Não, né? Pois ao apoiar o governo e os políticos colocarem em sigilo seus gastos, você está fazendo exatamente isso. Eles gastam o nosso dinheiro e ‘acham’ que não temos o direito de saber. Surreal.

_____________

5ª Ponderação.

A ALTERNÂNCIA DE PODER.

Também sou a favor. Mais, penso que cargo político não deveria ter reeleição.

Também penso que o PT voltar em 2018, não teria sido o ideal. Mas teria sido melhor, sob todos os efeitos que vemos por aí. Quem ignora isso é desconhecimento analítico.

Ah, Lula é inocente (?). Penso que não. Como penso sobre todos os políticos que estão no poder. Bolsonaro mais que todos. Mas, sou eu ou você que define a inocência ou culpa de alguém? Creio que temos o Direito para isso. Bem ou mal gerido, mas é a competência dessa instância.

Ah, surpreende a ignorância generalizada sobre os princípios básicos do devido processo legal. E, não se resolve o crime cometendo crime.

E 2022, qual a ideia?

Se houver 2022, eu gostaria que o PT tivesse adversário consistente e analiticamente comparável. No momento não há. Pode surgir?, sim. Difícil?, sim.

Lula têm duas qualidades políticas que não vejo em outros: a) Reputação internacional como líder. Lastro político mundial para liderar um país. Ninguém governa sem negociar com os países e mecanismos internacionais que detém o poder, de fato; b) Lula conversa/dialoga com os adversários sem usar de agressividade e verborragia. Sem negociar com adversários políticos, não há a menor chance de governar no atual cenário. Os políticos não são políticos, são interesseiros em se locupletar enquanto dura o mandato. Só.

Ainda assim, eu, também, gostaria que surgisse outro candidato para promover outros ares aos brasileiros. Você conhece alguém? Que tem qualidades e virtudes necessárias e exequíveis – não utópicas? Indique, quero conhecer.

ADEMAIS, temos um indivíduo que ocupa o lugar de presidente que (ou é):

- Mente;

- Não governa;

- Não sabe nada de gestão;

- É anticristão, ainda que defenda o contrário;

- Suspeito (suspeito, entenda-se) dos piores crimes contra o povo;

- Misógino (em todas as acepções);

- Mal educado;

- Ignorante e idiota no dever de saber;

- Antipolítico;

- Sem decoro;

- Encrenqueiro;

- Sem noção....

- ... e mais outros 200 adjetivos (todos pejorativos) podem ser atribuídos a um único indivíduo.

FINALIZANDO....

Se você faz crítica coerente e considera que tudo que está acontecendo é um equívoco em relação a este indivíduo, vamos conversar? Com argumentos. Opiniões?, não. Bastam as minhas.

Que tenhamos esperança de um 8 de setembro, melhor que o SETE de setembro.

Professor PP, 07092021