Os Estados Unidos nas confusões

Aconteceu o seguinte: -- os Estados Unidos entraram no Vietnã com o intuito de ajudar aquele país. Foi um grande alvoroço, imensidão de combatentes americanos morreram, principalmente os mais jovens, que de alguma maneira, forçados para resolver a questão naquele inferno reinante, os vietnamitas assustados raivosos, tornou aquela guerra realmente um horror. alguns americanos voltaram com traumas incuráveis e quantidades imensas de nativos mortos também.

De fato algumas lideranças americanas nas guerras foram essenciais para que tivesse um resultado satisfatório para o mundo, na Segunda Guerra Mundial sem o poderio americano os nazistas fariam mais misérias no nosso planeta.

Pra não alongar o assunto, está aí o caso no Afeganistão, nos Estados Unidos com a destruição das torres gêmeas, sendo o culpado Osama Bin Laden que foi defendido com unhas e dentes pelo regime islamita radical talibã e recusou entregar o terrorista aos americanos. A caçada ao Bin Laden foi ferrenha, depois de morto o terrorista, formou-se uma coalizão internacional com o objetivo derrotar os talibãs, acharam que seria necessário. (com liderança americana) contra a força não houve resistência, o talibã e os demais terroristas recuaram. O país Afeganistão ficou duas décadas na maior paz, a força americana estava ali, nenhum grupo radical se aventurava impor seus preceitos, com a desculpa de ser desobediência da religião. Formou-se até um sistema de governo. Começando a governar o Hamid Karzai.

Até aí tudo bem, o bom povo afegão, o povão mesmo parecia viver uma liberdade de acordo como muitos ocidentais e outros lugares do mundo onde o sistema é a Democracia. Aconteceu o que o grande Estados Unidos, talvez pressionado por alguns liberais, (políticos?) viu que estava gastando dólares e mais dólares na permanência dos militares lá. De fato houve uma combinação, do governo americano e o talibã, (combinação com gente da pesada mesmo, alguns terroristas) as tropas americanas teriam que voltar para seu país, lógico que outros países fariam o mesmo. Resultado, o talibã assume o poder novamente, sabendo que o mundo está de olho, promete serem bonzinhos, sem muito radicalismo, mas o povo afegão que não é bobo, não acreditaram, muitos apavoraram, deixando tudo para trás abandonando o país, de fato os líderes do talibã já começavam a por as manguinhas de fora, a lei Shaira seria imposta, nada de liberdade, principalmente as mulheres, coitadas teriam muitas restrições, por exemplo cobertas dos pés à cabeça, pra estudar só separada dos homens, os professores teriam que ser mulheres também ou se for homem bem mais velho e praticamente íntegro, (desconhecida aquela frase: - aquele que não tem pecado) outras e mais outras proibições, de acordo com os radicalistas, as mulheres voltavam a serem seres inferiores...

O povo rebela contra o Talibã, até as mulheres estão se revoltando pra valer, com certeza muitas delas sentem que o inferno está começando ali. Dentre os combatentes corajosos se destaca o Ahmad Masud, comanda o Vale do Panjshir.

TOMARA QUE O MUNDO FIQUE DE OLHO E O AFEGANISTÃO NÃO FIQUE SOMENTE COM O SILÊNCIO DOS BONS...