O MUNDO ESTÁ DOLOROSO – “IMAGINE” - John Lennon

O mundo vive um momento delicado, doloroso. O país mais pobre das Américas, o Haiti, ainda está se recuperando de um terremoto calamitoso de 2010 que matou mais de 200 mil pessoas. O desastre mais recente ocorreu a pouco tempo depois de o presidente Jovenel Moise ser assassinado no dia 7 de julho, o que lançou o país de 11 milhões de habitantes em um turbilhão político. No Afeganistão, na medida em que o tempo passa, os problemas humanitários - especialmente relacionados às mulheres - aumentam, porém a atenção do mundo para este país é cada vez menor. Para muitas mulheres, a paz é apenas um sonho que nunca se tornou realidade. O nosso Brasil por sua vez passa por um momento turbulento e delicado.

Decorrente de tudo isso, perguntamos o que podemos fazer diante tudo isto. Lembro-me de um velho ditado índio Cherokee, que é conhecido como “Os dois lobos”. Reza a história, que um velho índio Cherokee estava a ensinar o seu neto sobre a vida, e disse-lhe o seguinte: “Está a acontecer uma luta dentro de mim. É uma luta terrível entre dois lobos. Um lobo é mau. Ele é a raiva, a inveja, o arrependimento, a arrogância, o ressentimento, a inferioridade, a superioridade e o ego. O outro lobo é bom. Ele é a alegria, a paz, o amor, a esperança, a serenidade, a humildade, a gentileza, a benevolência, a empatia, a generosidade, a verdade, a compaixão e a fé”. O neto ficou a pensar no que o avô disse por uns instantes e depois perguntou: “E qual dos lobos é que vence?”. E o avô respondeu: “Aquele que alimentares mais".

Este velho ditado é um dos ditados mais poderosos e verdadeiros que existe. A antiga sabedoria índia com centenas de anos vai de encontro ao que a neurociência só descobriu muito recentemente. Realmente, o lobo que mais alimentarmos, é o que se torna mais forte e o que ganha à luta. E esta luta, é uma luta que acontece a todos os minutos, e no fim do dia, várias batalhas são perdidas e vencidas, sem percebermos.

Tenhamos confiança e vamos alimentar o lado do nosso lobo bom e com toda certeza de uma forma ou outra estaremos colaborando para um mundo melhor, sairemos vencedores independentemente da grandeza dos problemas que possam estar atualmente nos atingindo, pois aí poderemos cantar o hino pacifista “Imagine” de John Lennon , que este ano completou cinquenta anos, e ainda lembrar-se da famosa frase publicada na revista Reader’s Digest em que John Lennon não mudou quase nada: “A vida é o que acontece com a gente enquanto estamos fazendo outros planos”.