O SEU PRIMEIRO DIA NO SEU PRIMEIRO TRABALHO

5 de julho de 2011

Lembra-se do seu primeiro dia no seu primeiro trabalho? E uma pergunta que muitos não lembram. Por que foi um pouco constrangedor, bateu o nervosismo, ou por que não era o que você realmente queria só está ali, por questão de necessidade, pois o homem necessita comer, logo tem que trabalhar. Ou seguindo o velho ditado popular o “trabalho dignifica o homem”.

Mas lembro-me do meu primeiro dia no meu primeiro trabalho, foi algo meio difícil de explicar, inicialmente digo com toda certeza não era algo que eu deseja seguir, mas foi o que me apareceu no momento e sabia que com dedicação iria trabalhar bastante para juntar uma boa quantia, a fim de fazer um curso.

Não tinha em mente quanto tempo iria permanecer neste emprego, mas teria que dar o meu melhor.

No dia antecessor ao meu primeiro dia de trabalho, preparei a minha farda e minha bolsa com os meus equipamentos de trabalho. Coloquei, o despertador para alarmar às 03h00 da manhã para poder preparar a minha marmita, onde às 04h00 teria que sair de minha casa para pegar o ônibus no ponto.

No trajeto até o ponto de ônibus foi acompanhado com outro colega que já estava na empresa a alguns meses. Ao chegarmos no ponto de ônibus, que na verdade era um bar que já não funcionava mais, sentamos nos degraus da porta e cochilamos até o horário do ônibus chegar.

Dada às 04h30min. o ônibus despontava no alto da ladeira e subirá mais um pouco na estrada a fim de fazer a manobra. Entramos no ônibus, onde pude perceber que cada um dos veteranos já tinha um assento fixo, mas como não tinha certeza sentei em um local próximo da frente na janela.

No percurso os demais funcionários foram entrando e sentando em seus lugares, onde os que já estavam sentados, muitas estavam dormindo até poderá pelo horário, inclusive depois também adormeci.

Chegamos em nosso local de trabalho às 06h25min, a turma era composta por quarenta e cinco funcionários. O encarregado leu o Diálogo Diário de Segurança (DDS) e logo em seguida tomamos café ao término a turma foi dividida em duas equipes: um foi para o plantio de eucalipto e a outra foi para o coroamento do eucalipto.

Ambas as atividades já tinha um conhecimento sobre os procedimentos de realização do serviço, pois tinha lido semanas antes um manual das atividades da silvicultura.

Fui direcionado para o coroamento do eucalipto, sendo uma capina ao redor da planta. Neste serviço cada trabalhador florestal teria que coroa oitocentas plantas no dia. Logo de cara pensei que seria uma atividade tranquila e fácil de se fazer. Comecei a fazê-la no meu ritmo, mas percebi que os demais colegas estavam indo rápido e muitas já estavam com mais de 100 plantas coroadas enquanto eu ainda estava com 25 plantas coroadas. Tratei e aumentar a velocidade a fim de mostrar serviço, e assim, capinamos até às 12h00, porém no geral coroamos poucas plantas, pois o mato estava muito alto.

Almoçamos e descansamos até às 13h00 e em seguida retornamos para o coroamento até às 16h48min.

No final do expediente guardamos as ferramentas e seguimos caminho de casa. No trajeto, fui pensando: se era isso mesmo que a vida reservou para mim, se deveria desistir? Pois o trabalho no campo é duro acordar cedo, trabalho sob o sol e a chuva o dia inteiro. Mas tinha que trabalhar, e para mudar de vida temos que começar de baixo.

Às vezes, temos que nos lançar nas oportunidades que nos aparecer mesmo que pareça ruins, mas no final coisas melhores viram.

No final seguir essa ideia e continuei acordando as 03h00 da manhã...