VINTE E OITO ANOS SE PASSARAM

O meu primeiro artigo jornalístico de opinião, intitulado Um rio agoniza, foi publicado no dia 31 de março de 1993, no jornal Tribuna de Picos, cuja redação funcionava então no segundo andar de um prédio situado na Travessa Lourenço Pereira, no centro da cidade de Picos. Esse periódico era de propriedade do Sr. Tony Borges, que também era jornalista e editor, e depois exerceria o cargo de prefeito do vizinho município de Geminiano-PI.

No desígnio de publicar aquele meu primeiro artigo, ao chegar à redação do Jornal, de posse daquela matéria naquele momento, na presença dos jornalistas e de sua secretária, senti-me comparadamente assim mais ou menos como um cantor principiante que vai tentar gravar sua primeira música. E com imensurável prazer tive ali a grata oportunidade de assinar e publicar na íntegra o meu primeiro artigo de opinião, enfatizando com bom senso a agonizante situação por que já passava então o nosso rio Guaribas. Felizmente, consegui lograr êxito, uma vez que o meu incipiente artigo foi apreciado e elogiado por milhares de leitores.

De lá para cá, publiquei intermitentemente diversas poesias e mais de duzentos artigos e crônicas, abordando preferencialmente temas diversos, tais como: cultura popular, folclore, meio ambiente, rio Guaribas, educação, datas comemorativas da cidade, meu bairro, memórias e tantas outras pertinentes à nossa cidade e sua cultura...

Tornei-me, portanto, bastante conhecido no meio jornalístico picoense, graças à publicação de meus artigos, escritos sempre com sensatez e, modéstia à parte, notável predisposição para escrever, exprimindo o meu pensamento, ideia e opinião; bem como retratando saudosamente as lembranças e memórias da minha cidade de Picos e do nosso povo, pois quase sempre escrevo evocando e até superestimando as coisas do passado. Como certa vez comentou o diretor de um dos jornais locais: “seus artigos são uma verdadeira viagem no tempo (...)”.

É bem verdade que muitos destes meus artigos publicados são partes integrantes do meu livro Memórias do tempo, que estou escrevendo temporariamente desde o limiar dos anos 90, e que publiquei este ano, assim como também um outro dos meus livros inéditos que publiquei em 2019.

Meus artigos, crônicas, poesias, composições... Foram publicados ao longo de todos esses anos nos seguintes periódicos de Picos: Jornal Tribuna de Picos/Tribuna do Povo; Jornal de Picos; Jornal Vale do Guaribas; Jornal Folha de Picos; Jornal O Povo; Jornal Correio de Picos; Jornal Informativo Total; Jornal Atitude; Jornal Informativo Picoense; Jornal Folha Atual; Jornal Tribuna Regional; Jornal Correio do Piauí, de Teresina; Revista Mais Foco; e nos sites/portais: Portal FCS; Portal Jornalista 292, Portal Riachãonet; Portal O Povo, Portal Folha Atual; Portal Grande Picos; além de nos famosos e nacionalmente conhecidos sites, Clube dos Compositores do Brasil, Poetas do Brasil e Recanto das Letras.

Picos - PI, 31 de março de 2021.

Edimar Luz

Edimar Luz
Enviado por Edimar Luz em 15/09/2021
Reeditado em 15/09/2021
Código do texto: T7343212
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.