Amar ao próximo como a si mesmo

O amor, sol interior que condensa e reúne em seu ardente foco todas as aspirações e todas as revelações sobre-humanas, rege a lei que substitui a personalidade pela fusão dos seres e extingue as misérias sociais. O amor é uma reunião de sentimentos e desejos que estruturam o pensando liberando energias boas.
Dentro de uma sociedade competitiva ditoso é aquele que, ultrapassando a sua humanidade, ama com amplo amor o seu próximo. Aquele que ama, não conhece a miséria da alma, nem a do corpo. Amar o próximo como a si mesmo é fazer pelos outros o que gostaríamos que os outros fizessem por nós, é a expressão mais completa da caridade, porque resume todos os deveres do homem para com o outro. Não podemos encontrar guia mais seguro, a tal respeito, que tomar para padrão, do que devemos fazer aos outros, aquilo que para nós desejamos. Com que direito exigiríamos do nosso semelhante melhor proceder, mais indulgência, mais benevolência e devotamento para conosco, do que os temos para com eles? A prática dessas atitudes tende à destruição do egoísmo. Quando as adotamos para regra de conduta, os homens poderão compreender a verdadeira fraternidade e farão com que entre eles reine a paz e a justiça. Não mais haverá ódios, mas, tão somente, união, concórdia e respeito mutuo.
Amar ao próximo não pode ser utopia, nem frase de efeito. É ir em busca do amor pleno.
 
Augusta Schimidt
Enviado por Augusta Schimidt em 16/09/2021
Código do texto: T7343809
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.