10 cOnFiADoS contra os DESCONFIADOS

1) Um dia, o homem primitivo testemunhou quando um raio provocou a queima inteira de um arbusto, que ficou em chamas. E ele disse: “acho que essa coisa estranha que consome as outras coisas pode matar, mas poderemos tirar proveito dela... se a dominarmos”. — Era a descoberta do FOGO. Mas houve alguém que, quando ouviu isso, não acreditou: desconfiou.

2) Um dia, um homem primitivo salvou-se de um afogamento quando se manteve agarrado a um tronco que flutuou nas águas perigosas de uma inundação. E ele disse: “acho que tive uma ideia, pois isso aqui pode se transformar em um instrumento para a pessoa que precisa se deslocar por cima da água, sem perigo de se afogar”. — Era a ideia que traria a invenção do primeiro barco. Mas houve alguém que, quando ouviu isso, não acreditou: desconfiou.

3) Um dia, pessoas de tribos primitivas chegaram a um raciocínio: “vejo coisas colocadas sobre troncos de árvores derrubadas, e percebo que quando essas coisas estão pelo chão rolando em cima desses troncos chegam mais depressa ladeira abaixo. Então esse mesmo tronco cortado em rodelas pode ser aproveitado para levar objetos de um lado a outro”. — Era a ideia que traria a invenção da roda. Mas houve alguém que, quando ouviu isso, não acreditou: desconfiou.

4) Um dia, uma tribo primitiva escutou do seu chefe: “acho que encontraremos seres parecidos conosco e que podem se reunir a nós, lá do ‘outro lado’ do oceano”. — Era a ideia embrionária por trás das grandes navegações. Mas houve alguém que, quando ouviu isso, não acreditou: desconfiou.

5) Muitos dos preparados de ervas, saídos das mãos de curandeiros primitivos, foram aproveitados e experimentados por peritos da medicina porque algum pesquisador ousou colocá-los à prova em laboratório e viu que havia eficácia em alguns desses compostos. — Mas houve alguém que, quando ouviu isso ser cogitado, não acreditou: desconfiou.

6) Um dia, alguém disse: “é possível uma carroça viajar sem ser puxada por animais”. — Surgia aí uma das mais úteis finalidades de uma invenção então conhecida como “motor”. Mas houve alguém que, quando ouviu isso, não acreditou: desconfiou.

7) Um homem resolveu dar continuidade ao sonho de voar, fracassou... outro homem disse: “é possível, sim, basta descobrirmos onde está o erro conceitual daquela invenção”. — Era, finalmente, o caminho certo para que alguém conseguisse fazer flutuar o primeiro equipamento mais pesado do que o ar. Mas houve alguém que, quando ouviu isso, não acreditou: desconfiou.

8) Telefone — Quando um dia foi cogitado que isso seria possível, alguém não acreditou: desconfiou.

9) Rádio — Quando um dia foi cogitado que isso seria possível, alguém não acreditou: desconfiou (o mesmo valendo para a televisão, mais adiante).

10) O computador e posteriormente a invenção de um dispositivo equivalente a um computador que cabe na palma da mão, que surgiu a partir do conceito de um telefone sem fio (celular) — Quando um dia foi cogitado que isso seria possível, alguém não acreditou: desconfiou.

:::::::::::::::::::::::::::::

Resumindo, sem querer esgotar o tema, acho que nos casos mencionados tivemos (pelo menos) 10 confiados que prosseguiram... sem dar bola para os desconfiados.