PENSAR FAZ MAL!!!


 

Crônica carioca publicada em 1998..... (Baseada numa experiência real para o pobre escritor).....

 
Rio de Janeiro 1998...(Aos sons da liberdade de (Pra não dizer que nã0 falei das flores") - Do eterno Geraldo Vandré!!!

Numa bela tarde, estava eu dentro de um monótono coletivo carioca vindo de meu exaustivo trabalho num boteco chinfrim. A linha era o 157 que fazia p percurso (Centra - Gávea) e nesta hora o busão se encontrava vazio, passageiros conversando futilidades e o transito lento e calórico como sempre na cidade maravilhosa., enfim nada de anormal no cotidiano carioca de ser....

Sentado eu estava pensando na lerda vida chata de sempre e o caminho de labirinto que até para Perseu era dficil encontrar seu Minotauro sem a ajuda do novelo. Imagine eu que nem novelinho tinha, coitado? Até que duas senhoras muito falantes, sentam-se no banco da frente e começam a vociferar suas ideias com a ferocidade e conhecimento de causa que só os que nada sabem sabem fazer. A língua ferina parece afiada a cada palavra e isso me chama atenção como escritor torto que sou. Em dado momento eu ouço o seguinte e profundo comentário:

- Ué! Não sei o que fazer!
- Não se preocupe meu bem! Vai dar tudo certo1
- Mas eu estava pensando e se.....
- Pensando? Deixa disso meu bem, pensar faz mal!
- Verdade miga! Vou deixar de pensar....
- Isso1 Pensar é para os vagabundo! Nós temos muito o que fazer...
- É ISSO AÍ AMIGA! JAMAIS VOU VOLTAR A PENSAR.....

Ao ouvir tamanho impropério, pensei de imediato numa crônica bem sátira, e talvez aquela senhora tenha toda razão. Pensar realmente pode fazer muito mal, pois a maioria dos humanos jamais serão adeptos desta pratica, pois pensar doí e ele jamais querem sentir dor alguma....

Então gênios como Sócrates, Da Vinci, Aristóteles, Goethe,, Platão ou Voltaire, deveriam passar por maus bocados, pois eles nunca paravam de pensar e isso deveria doer pacas. Então eu pensei1 Também vou me sentir muito mal, pois jamais paro de pensar e sei que isso nunca teria remédio a algum para aliviar desta agonia psíquica.
Depois de descer do coletivo, eu comecei a observar as pessoas e pensei: E se todos começassem a pensar que " PENSAR FAZ MAL"? Com certeza, o mundo se transformaria na próxima Casa Verde e até Machado de Assis iria se levantar do tumulo para resmungar de todos e talvez até Freud não encontraria explicação para tal ínfimo ato. E então eu me tranquilizei e pensei:

 
"Vem vamos embora que espera não é saber....
Quem sabe faz a hora e não espera acontecer..."

E assim fui seguindo assobiando meu Vandré........

 
Eddy Vomit
Enviado por Eddy Vomit em 19/09/2021
Código do texto: T7345823
Classificação de conteúdo: seguro