O Brasil lá fora

Apenas por questões políticas, muitos oposicionistas radicais torcem pela imagem negativa do Brasil, no exterior. Sempre que pisei no solo de outro país, tanto na Europa, quanto na América do Sul, vi o Brasil ser exaltado. Ora, se os de lá fora enaltecem o nosso país, por que, apenas por ser contra a um eventual governo, vamos torcer por uma imagem negativa, ferindo nosso patriotismo?

Perguntem a um ex-exilado se aceitam esse tipo de provocação. Nem precisa retroceder tanto na história para reviver Gonçalves Dias, que dizia: "não permita Deus que eu morra / sem que volte para lá / sem que desfrute os primores / que não encontro por cá / sem que aviste as palmeiras / onde canta o sabiá.

Mesmo a passeio, é indescritível a satisfação de quando pousamos no primeiro aeroporto brasileiro. Se configura a expressão de que "o melhor da ida é a volta."

Pisar no solo brasileiro, regressando de qualquer paraíso do mundo, é sempre um motivo de grande alegria e o sentimento de que "aqui é o meu lugar."

Apedrejado, eventualmente, pelos nossos próprios compatriotas, muito exaltado por outros por onde andei. Então, assim como o slogan do Bom

preço - "Orgulho de ser nordestino", eu também acrescento: "Orgulho de ser brasileiro."

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 20/09/2021
Reeditado em 20/09/2021
Código do texto: T7346365
Classificação de conteúdo: seguro