Lampião, herói ou bandido?

Assim como a histórica cidade alagoana de Porto Calvo realizou um plebiscito sobre Calabar, perguntando sobre aquele personagem histórico, se traidor ou herói, também a cidade pernambucana de Serra Talhada fez um plebiscito sobre Lampião, que nasceu naquele município, quando ainda se chamava Vilela Bela. A intenção era ali erguer uma estátua com 50 metros de altura, passando a ser a mais alta do Brasil. Historicamente, ninguém é 100% ruim, nem 100% bom. Até Hitler tinha seus seguidores.

Ainda na minha infância, morando em Petrolândia, a 150 quilômetros de Serra Telhada, ouvia muitas histórias do Rei do Cangaço, contada por pessoas que o conheceram pessoalmente, quando de sua passagem por aquela cidade ribeirinha do São Francisco. Mais tarde, através dos livros, e já morando em Alagoas, fui conhecer seu museu em Piranhas, de onde atravessei o rio e fui até a Grota do Angico, no município de Porto Redondo, Sergipe, onde ele foi morto em 28 de julho de 1938.

Herói ou bandido?

Enquanto Calabar foi considerado herói e não traidor, Lampião foi considerado bandido e não herói.

Assim, apesar do desejo de ver sua estátua em Serra Telhada, seus seguidores ainda carregam essa frustração.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 20/09/2021
Reeditado em 20/09/2021
Código do texto: T7346632
Classificação de conteúdo: seguro