Velho Impasse

Hernando de la Paz e Cícero Sierra Junqueira já foram grandes jogadores de Xadrez. Velhos sócios do Clube de Xadrez de Friburgo, e contemporâneos enquanto competidores mundiais, os dois dedicavam cada minuto ao jogo. Mas a idade os pegou. Pouco a pouco foram perdendo a capacidade, mas a vontade continuava. Por isto se encontravam toda terça-feira no pub irlandês. Agora desconhecidos nos circuitos podiam jogar em paz. Mas era justamente isto que se recusavam a fazer.

Como repórter da velha guarda vim a saber que do encontro. Camuflado como turista com um livro estrangeiro sobre o rio de janeiro sentei ao lado da mesa que os esperava já montada pelo barman, que os esperava. O Brasileiro chegou primeiro mas nem sequer olhou para a tabua antes da entrada do Hernando, o Argentino.

- Boa noite Hernando. Já estava pensando que não vinha mais. Não sabia que argentino alem de ser burro também se atrasava. Espero que você esteja pronto para perder novamente. Peão branco E7:E5.

- Haha. Cícero tus piadas son demasiadas antiquadas. Necessitas material novo. Mas no te preocupes viejo amigo la partida no será tan demorada desta vez. Cavalo negro B2:C3.

- Argentino convencido. Peão branco D7:D5.

- Que dices? Cavalo negro C3XD5. Ha ha ha. Vistes brasileiro safado, asi serás la partida inteira.

- Hum? Nada, estava só tossindo- disse o velho sorrindo. Mas já que perguntou deixa eu te explicar uma coisa hernando. Sabe porque você nunca vai ganhar de mim? Rainha branca E8:C6.

- Es lo que yo pensava. Un viejo debochado. Entonces, diga me Cícero, por que pensas que não ganharei? Peão negro D2:D4.

- Bom meu caro, o que falta em você é a habilidade que nos brasileiros temos de ser sacaneados. Por exemplo na política, ou na economia. Estamos sempre sendo roubados ou enganados, e fazemos alguma coisa? Não. Se chama tranqüilidade. E isto nos deixa muito mais relaxados para lidar com as coisas. E talvez eu seja um velho debochado mas pelo menos não sou argentino! C8 : F5

- Hijo de la chingada! Bueno entonces vou te explicar algo tambien. Los brasileiros no son relaxados. Son ignorantes. No saben lidar côn los problemas de lo pais e aceitan ser roubados. Yo no considero esto como tranqüilidade, es complacencia Peão negro D4XE5.

Tomou o peão do brasileiro com forca e determinação. Em seguida levatou a taça de chopp à boca e sorriu enquanto bebia. Hernando de la Paz era um homem de fortes ações e cabeça quente.

- Boa jogada meu caro. Mas es ‘olvidado una cosita’. Nos brasileiros somos muitas coisas ruins. Podemos ser desorganizados, preguiçosos e tudo o mais, as vezes até somos complacentes mesmo, mas perder pra argentino... nunca. Rainha branca C6:C2 Xeque-mate.

Pedro Widmar
Enviado por Pedro Widmar em 12/11/2007
Código do texto: T734681
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.