DANÇA DE SÃO GONÇALO

A Festa de São Gonçalo, ou Roda de São Gonçalo, uma das múltiplas manifestações que também compõem nosso espaço cultural, é feita geralmente para pagar promessas, pois, entre tantas outras, é também uma festa popular de cunho religioso, que apresenta também coreografia e dança. Aliás, diga-se de passagem, no nosso estado, assim como nos demais estados do Nordeste, a maior parte dos festejos é de caráter religioso. Isso demonstra a inegável fé do nosso povo sertanejo. O Piauí é, na realidade, um estado bastante rico em folclore, e este revela essencialmente a história e o modo de vida de um povo.

É importante ressaltar que a Dança de São Gonçalo, que teve origem na Idade Média, em Portugal, chegou ao Brasil através da Bahia no início do Século XVIII, trazida pelos fiéis devotos do Santo português.

Na segunda metade da década de 70, tive o prazer e a sorte de assistir a uma única e já praticamente desaparecida festa de São Gonçalo em nossa região de Picos. Isso ocorreu nas proximidades do povoado Cipaúba, numa casa simples, existente à beira do caminho que liga aquele lugarejo ao Baixio de Ipueiras, nas imediações do rio Guaribas. Lembro-me de que a noite era de muita escuridão, e ali, à luz de lamparinas e lampiões, pude observar in loco aquela bonita apresentação popular, que hoje praticamente está relegada ao esquecimento. Os participantes e os guias da dança de São Gonçalo batiam em cacos de cuia e cantavam hinos religiosos em louvor do Santo. Ouvi falar, entretanto, de muitas e alegres festas desse tipo realizadas aqui em nossa região, em um passado mais distante.

Convém lembrar aqui que toda sociedade deve ter o dever e o compromisso de transmitir o seu patrimônio cultural às novas gerações. Mas isso, principalmente em se tratando de determinadas manifestações populares, não vem ocorrendo como deveria. É uma pena, pois como bem sabemos, a cultura popular é de fundamental e inegável importância na vida das comunidades.

Picos-PI, maio de 1996.

Edimar Luz

Edimar Luz
Enviado por Edimar Luz em 21/09/2021
Reeditado em 21/09/2021
Código do texto: T7347574
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.