AMAI OS VOSSOS INIMIGOS
A humanidade vem se distanciando dos princípios morais que os fazem serem vistos como seres humanos, uma vez que, a violência, o desamor, o desinteresse pela Obra do Criador, e, acima de tudo, o conceito primordial do que significa ser família, distancia as criaturas do sentimento de solidariedade e de caridade.
O desejo de conquistar novos horizontes, levou o homem a sua derrocada como ser racional, dando vazão aos instintos animalescos a ponto de enxergar os seus adversários como verdadeiros inimigos.
Amar os inimigos, não significa que devemos ter por ele a mesma afeição que temos pelos amigos, e sim, extirpar do nosso pensamento e coração o ódio, o rancor e o desejo de vingança.
É não internalizar em nossos pensamentos e emoções sentimentos de amarguras que nos faz ser inferior a quem nos oprimi e insulta. Devemos, sim, perdoar os nossos desafetos pelo mal que nos fizeram.
É não dificultar uma possível reconciliação, uma vez que, se temos os inimigos ao nosso lado, haveremos de estar mais vigilantes quanto a um possível ataque.
É desejar-lhes que Deus lhes conceda Luzes para destruir o mal que se faz presente na vida dele, e, consequentemente lhes conceder sentimentos de bondade e de caridade para a sua redenção.
É esquecer do passado, e estender a mão para socorrê-los em momentos difíceis.
É retribuir o mal que lhe fez com o bem, sem nenhuma intenção de diminui-lo.
É policiarmos, para que o nosso pensamento e desejo não sejam de amargura e ódio pelo nosso inimigo.
Se procurarmos o caminho da verdade, haveremos de conquistar os espaços vazios que nos oprimi e nos diminui como um ser criado por Deus.
Este caminha haverá de nos conduzir a uma vida de Paz, Amor e Harmonia, uma vez que, conseguimos modificar os nossos pensamentos e desejos de vingança com relação aos nossos desafetos.
A dificuldade de amar os nossos inimigos se fazem presente em nossas vidas por questão de orgulho e vaidade.
Devemos lembrar que Cristo nos ensinou que só a caridade nos levará a salvação, e que a humildade nos permitirá tornar-nos um ser elevado espiritualmente e materialmente.
Amai vossos inimigos, fazei o bem àqueles que vos odeiam e orai por aqueles que vos perseguem e vos caluniam, para que sejais compensado como filho do Pai. ((Mateus, V:43 a 48, e 20)