Os refugiados

Aquele acampamento era um verdadeiro inferno. Centenas de pessoas amontoadas, à espera que alguns órgãos governamentais permitissem acolhe-los, muita fila, muita observação nos documentos, quem pode, quem não pode, a burocracia era até necessária. Na espera o sufoco era visível, Poucos banheiros improvisados naquele campo. Imagine você, dentro de sua casa, seu banheiro à sua disposição. Lá a disputa era acirrada, para o desaperto que às vezes não espera pra acontecer, rsss... rsss... não ache graça, porque é realmente aquilo que ninguém pode fazer por você.

Ali, velhos, jovens, crianças, aos montes naquelas condições. Eles estavam tranquilos até que alguns grupos radicais, poderosos, ferozes, tomaram conta de seu país e exigiram que muitos deles abandonassem seus lares, (os tidos como inimigos) ainda fizeram pior, estupros, vários tipos de tortura foram aplicados. Tudo isso também aconteceu no Afeganistão, país com população que a maioria segue o islamismo, até que pela religião não seria desculpa o atropelo, porque o muçulmano prega também o amor, mas esses grupos radicais existem em muitas religiões. Entretanto o que se ouvia de alguns historiadores afegãos era grande reclamação:

--- os Estados Unidos nos abandonou, expulsou os terroristas, porque foram atingidos até no fundo da alma, a destruição das Torres Gêmeas foi a gota d’água. Chegaram aqui justamente pela desforra pelo que fizeram no seu país, vinte anos permaneceram no Afeganistão, mas esqueceram tudo, entraram até mesmo em acordo com o inimigo. Resultado, nos deixaram no desamparo. Muitas mentes em alvoroço, grupos rivais, apelando para o terrorismo, vinganças pra todo lado. Só o tempo dirá o quanto nosso povo sofrerá.

Naquele acampamento já era uma amostra de tanto sofrimento, aquelas pessoas que perderam sua pátria. Cada vida ali é uma história! Pela lógica, alguns morreriam ali mesmo, naquele campo sem definição. Nessa lógica inclui muitos velhos, doentes, outros com doenças piores, as psicológicas porque elas destrói até o íntimo do ser humano.

Dessas histórias podemos peneirar algumas interessantes, até exalando emoções. Naquele meio estava uma família, a mãe, três filhos, dois rapazes e uma moça, todos eles já passando da adolescência, mas jovens ainda. os rapazes completamente revoltados, com o ódio visível nas suas faces, expõe para a mãe o seus planos para o futuro:

--- mãe, nós pretendemos vingar, o que fizeram conosco foi injustiça extrema, pretendemos entrar num grupo que está se formando e vamos lutar!

--- meus filhos, se depender de mim jamais deixarei vocês revidarem, não estão vendo que o ódio está aumentando por todo lado? Sei muito bem que as violências praticadas contra nós foi terrível, o assassinato do pai de vocês, e outras coisas piores mais. Se vocês continuarem com a vingança, o ódio que está dentro dos seus corações, o mal sempre vai prevalecer, sempre o círculo vicioso deve ser interrompido, pensem que nas suas vinganças outras famílias iguais à nossa sofrerão!

Palavras do autor:

--- tenho quase certeza que os Céus naquele instante rejubilou, porque aquela mãe evitou que surgisse mais dois terroristas, que trariam mais infernos nas vidas.