EDUCAÇÃO VIRTUAL


Há alguns dias, ao navegar pelo Instagram, deparei com um vídeo muito interessante, no qual uma moça dava dicas de como se comportar no Whatsapp. Gostei tanto, que coloquei-o nos meus "stories." Eis aqui as dicas sugeridas por ela:

- Não mandar mensagens tarde da noite, ou cedo demais, a não ser que você tenha intimidade com a pessoa ou que seja algo muito urgente.
-Não falar de política e religião e não ficar dando bom dia, boa tarde, boa noite, que segundo ela, é um pé no saco (e como eu concordo!).
- Não mandar vídeos violentos, de maus tratos a pessoas e animais, crimes, etc., pois algumas pessoas são sensíveis e podem ficar impressonadas durante muito tempo por causa de coisas assim.
- Não ficar insistindo quando a pessoa que recebe a mensagem ainda não respondeu. Se ela visualizou e não respondeu, é porque ainda não teve tempo, ou então, não deseja fazê-lo naquele momento.
- Não mandar áudios longos demais, quando um telefonema poderia resolver.
- Não adicionar pessoas em grupos se elas não pedirem para serem adicionadas.

Eu não gosto de grupos de Whatsapp, mas mesmo assim, estou em dois deles. Não costumo responder às mensagens, a não ser que me marquem nelas. Pessoalmente, odeio aqueles videozinhos bregas com ursinhos, estrelinhas piscando, dizeres melosos como "Jesus te ama," "Você é importante para Deus," ou então aqueles textos enoooormes e infindáveis com histórias piegas, absurdas e irritantes. Não as leio. E as correntes, então? Acho que não existe mais nada que seja de tanto mau gosto!

Existe sim, a etiqueta virtual. Por exemplo: quando eu publico em meus blogs ou páginas, eu não marco ninguém - jamais - porque eu acho que se as pessoas quiserem ler, elas lerão sem que eu tenha que insistir ou implorar. Houve um tempo em que eu às vezes enviava um e-mail. Nesse caso, é escolha da pessoa abri-lo ou não. Mas hoje em dia, nem isso eu faço mais.

Para mim, um grupo de Whatsapp é um local virtual onde as pessoas deveriam compartilhar informações relevantes, mas infelizmente, a irrelevância, a falta de simancol e de respeito pelos outros impera na maioria dos grupos (eis porque saí de quase todos os que me colocaram, sem minha autorização).

É escolha de cada um concordar ou não comigo, assim como é minha escolha achar um pé no saco essas mensagens infindáveis de bom dia, boa tarde, boa noite, etc, com ou sem ursinhos e estrelinhas piscando e musiquinhas idiotas ao fundo. Mas tais mensagens jamais virão de mim, pois  se existe uma coisa que eu prezo, é o respeito pelo espaço e pelo tempo alheios.  

Ana Bailune
Enviado por Ana Bailune em 23/09/2021
Código do texto: T7348928
Classificação de conteúdo: seguro