OS ANTIGOS LEILÕES DO INTERIOR

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que os leilões aqui da minha região eram estruturalmente constituídos, de modo geral, de uma mesa colocada no terreiro, sobre a qual eram expostos pouco a pouco, os produtos alimentares, ou “joias”, como eram comumente chamados no interior esses produtos a serem leiloados. À medida que essas “jóias” iam sendo arrematadas, outras iam sendo exibidas e oferecidas ao público presente para serem leiloadas naquela noite. Em várias oportunidades, a lua bela lá no espaço, mostrava, coincidentemente, todo o seu esplendor naquelas noites sertanejas. Esses leilões eram realizados quase sempre nas noites de sábado.

As pessoas presentes se aglomeravam por todo o terreiro, e em torno da mesa, no intuito de conseguirem arrematar alguns daqueles produtos do leilão, como frutas típicas da região, “assados” de carne bovina e suína, galinha ou capão cheio assado e vários bolos regionais, tais como a rosca, o pudim, o pão-de-ló e outros. Quase todos esses produtos eram enfeitados ou guarnecidos com papel colorido, como o celofane, por exemplo, exceto as frutas e as galinhas vivas. Na realidade, o leiloamento ia se processando de maneira ordenada e pacata, e conseguia adquirir os produtos, aquela pessoa que oferecesse um maior lanço, isto é, uma maior oferta de preço. Nos leilões, os lanços em ordem progressiva iam paulatinamente chegando ao preço desejado pelo organizador do leilão. Como se sabe, lanço é aquela oferta de preço manifestada em leilão. E, evidentemente, ficava com a “joia” aquela pessoa que oferecesse realmente o maior lanço. Comprar em leilão, como sabemos, chama-se arrematar aquele objeto que está à disposição do público.

Não se pode esquecer também a eloquência peculiar e, às vezes, hilariante de alguns “gritadores de leilões¨, como eram chamados em nossa região, que apregoava com um certo tom de humor, para chamar a atenção e, inclusive, divertir o público presente.

Há de se destacar que esses leilões tinham quase sempre como objetivo principal, adquirir recursos para suprir, ou pelo menos amenizar, algumas das necessidades por que passavam determinadas famílias, principalmente no que se refere a tratamentos de saúde. Ou, ainda, com fins religiosos, quando a imagem de um (a) santo (a), conduzida por populares, andava em peregrinação pela comunidade.

Vale lembrar também que, ao promover seus leilões, pessoas necessitadas ou carentes, provenientes de outras localidades mais distantes, sempre vinham pedir ajuda ou auxílio em “joias”, aqui em nossa comunidade, andando de casa em casa, momento em que aproveitavam para fazer o convite à presença do evento. Vários foram os leilões que tive oportunidade de participar por esse interior afora, no decorrer das décadas de 70 e 80.

Ao terminar o leilão, havia, às vezes, uma festa dançante ao som de radiola ou sanfona, em cuja casa se realizara o leilão.

Picos-PI, julho de 1997.

Edimar Luz

Edimar Luz
Enviado por Edimar Luz em 24/09/2021
Reeditado em 24/09/2021
Código do texto: T7349744
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.