VOCÊ QUER DESCER COMO SUBIU OU DESCER COMO BÚGIO?

O Brasil vivencia uma crise energética e em decorrência disso um aumento substancial no preço da energia elétrica ao consumidor, por conseguinte, certamente, aumentará também os cortes por inadimplência. Em que pese o momento delicado que todos nós consumidores estamos passando, confesso, não teve como evitar, minha memória aflorou e me fez lembrar uma história quando minha cidade ainda possuía usina elétrica própria e que ela mesma explorava e administrava.

Naquela época, quando o consumidor não pagava as tarifas de consumo, tal como hoje, era penalizado com corte da energia. Acontece que na época, não sei a razão, o corte se realizava cortando o fio direto da rede elétrica da rua que ligava a casa do consumidor.

Pois bem! Quem é do interior sabe que toda a cidade tem uma família que é conhecida por seus membros, ou pelo menos alguns deles, como “valentões”, a minha cidade também tinha, ou melhor, ainda têm. São pessoas da fala mansa e compassada. Claro, por óbvio, deixarei de mencionar o nome

.. rsrsrs.

Após um longo tempo de atraso no pagamento das tarifas de energia, não teve outro jeito, um funcionário do setor elétrico municipal se dirigiu a casa dos “valentões”, encostou a escada e subiu, quando já estava lá em cima e com o alicate na mão pronto para realizar o corte do fio, a porta da frente da casa se abriu e apareceu o chefe dos “valentões”, esse com voz mansa e compassada e passando a mão pela sua cintura disse: "VOCÊ QUER DESCER COMO SUBIU OU QUER DESCER COMO BÚGIO?”. Claro! Imediatamente o funcionário lá do alto e amedrontado respondeu: “PREFIRO DESCER COMO SUBI, PELA ESCADA”. Ele disse: “ENTÃO DESCE QUE ASSIM FICA TUDO RESOLVIDO”. A verdade é que nunca mais se ouviu falar em corte de energia na casa dos “valentões”... rsrsrsrs.

Passado alguns dias do ocorrido, o “valentão” se dirigiu a uma loja e disse ao atendente: “QUERO COMPRAR UM QUADRO DE SANTO”. O atendente lhe apresentou alguns, então o “valentão” disse: “PRECISO DE UM SANTO BOM, QUERO REZAR PARA QUE ELE ME AJUDE A TIRAR UM POUCO DESSA MINHA CORAGEM”... rsrsrs. Após uma cuidadosa observação dos quadros, pediu o preço, e o atendente informou o valor e ele de imediato disse: “QUE CARO NÉ! NÃO TEM UM SANTO MAIS BARATO, MAIS VAGABUNDINHO?". Rsrsrsr...

Bem! Creio que por hoje está bom, vou deixar outras histórias dos “valentões” para outro dia, agora que já estou relaxado e bem menos estressado, irei pagar a minha tarifa de energia!