Agora, lembranças de papai

Era algumas décadas, atrás, só algumas décadas? Não muitas décadas, não sou mulher, mas não gosto de falar minha idade, rsss... rsss... eu deveria ter...ah! Eu era adolescente, ou talvez até antes um pouquinho. Meu pai ainda vivia entre nós os mortais, ele era sério, poucas vezes vi ele sorrir, mas sua convivência agradável, até possuía algumas doses de travessuras, uma delas era se fazer de místico, quer dizer quase pro lado da mediunidade. Só enganava mesmo porque tenho a certeza de que ele nem imaginava o que era estar envolvido com esses mistérios.

Um dia talvez sem querer, ele espalhou que conseguia ajudar as pessoas quando estavam em apuros porque outras pessoas atrapalhavam suas vidas. Certa ocasião, aparece um homem completamente desnorteado lá em casa dizendo:

--- Seu Luiz, seu Luiz! Preciso que me ajude, estou em apuros, minha vida está completamente atrapalhada, fulano de tal fez um trabalho para mim, minha vida virou de perna pro ar, queria que o senhor revertesse isso, mas atrapalhar a vida desse danado, até mesmo amaldiçoado!

Meu pai nessa hora viu a coisa feia mesmo. Imediatamente tentou explicar ao desconsertado “cliente”:

--- meu amigo, você está enganado, eu não faço essas coisas, Deus me livre e guarde!

O homem virou um bicho e retrucou:

--- há! O senhor não quer é me ajudar, não é? Pois fique sabendo que de uma maneira ou de outra vai ter que me ajudar, a isso vai!!!... e ele sai maldizendo tudo que achava pela frente.

Meu pai estava tremendo que nem vara verde. Não ficou só nisso pra teu desespero, aguentou minha mãe que era porreta mesmo apesar de que no decorrer de sua vida por ter sido uma autêntica catequista, católica até no fundo d’água, por causa disso algumas vezes teria que abraçar a tranquilidade, mas ela o que tinha de falar não mandava recado. Então começou o seu sermão ao meu pai:

--- Há! Luiz, e eu cansei de te prevenir, parar com estas brincadeiras, você continuou, onde já se viu brincar com estas coisas? você não sabe homem que é contra as leis de Deus, mesmo sendo brincadeira, mas são coisas até mesmo do mal! E agora pode acontecer coisa feia mesmo, do jeito que esse homem saiu daqui. Já pensou o que pode acontecer até mesmo com sua família?

---não, Maria, pode deixar não vou mais fazer isso não! Cabisbaixo ainda mais por causa do sermão, meu pai continuou sua vidinha, levantava às 5 horas da manhã, sendo um dos primeiros varredores de rua de minha cidade ele começava cedo. Quando começava a anoitecer, ele se lavava, colocava seu paletó, continuava com seu chapéu e ia ser segurança (nessa época dizia ser guarda noturno) numa das lojas de minha cidade.

Até que depois de alguns anos vai para aquela viajem sem volta com seus apenas 53 anos de idade!