Dos dias maus

Dos dias maus...

Outro dia assisti a um filme que tratava de 'mulheres na guerra'. Não me lembro o nome... joguei no google as palavrinhas-chave, mas não apareceu... enfim...

Em uma cena do filme aparece, no meio de escombros da cidade de Berlim, um homem tocando um instrumento musical... a cena: escombros e o musicista... que distoância!

Uns lutando pra salvar a vida... outros limpando os escombros causados pelas bombas... outros mendigando um pedaço de pão...

.... e o cara lá tocando música.

No auge da pandemia... eu escrevi muito... muita poesia. E, claro, pensava: 'que inutilidade ocupar o tempo assim... não há algo mais útil pra fazer, Rosangela?'

Daí lembrava do que o poeta Leopold Staff dizia: "Mais do que pão, a poesia é necessária em épocas em que não há nenhuma necessidade de ouvi-la".

Era tanta dor, tantas incertezas... o mundo de tanta gente sendo virado de cabeça pra baixo... pra que serve a poesia?

Uns lutando pra abrir o Mar Vermelho... outros sentados diante de uma tela de computador fazendo poesia...

Sou o tipo de pessoa que quer ver a utilidade das coisas. Até quando deito pra dormir penso: 'descanse bem seu corpo e sua mente, porque hoje você trabalhou bastante... precisa recuperar suas próprias forças... pois amanhã irá precisar delas' - tolice, eu sei, pensar assim... mas eu penso... fazer o quê?

Bom... claro que eu fiz uma pesquisa no google sobre 'pra que serve a poesia'... há bastante coisa lá... encontrei um texto fenomenal... você pode acessar e ler, se quiser: http://www.tirodeletra.com.br/institucional/Poesiapraque.htm

Um coração entorpecido pela dor, pela insegurança, pelo medo... o que a poesia pode fazer por ele? A poesia é uma fagulhazinha muito preciosa... nos leva pra bem longe do que nos está causando mal num determinado momento.

e.... http://lounge.obviousmag.org/.../ler-poesia-e-mais-util....... pois eu sou muito pragmática mesmo 😝