Trabalhador e Sindicato

Desempregado, em dificuldade com a família, o pobre trabalhador,

finalmente, arranja um emprego. Agora tem patrão, tem dignidade, pois tem seu pão garantido. Eis que, de repente, um advogado do Sindicato lhe apresenta uma proposta de ação trabalhista contra o patrão, garantindo-lhe uma indenização que lhe pode render dez vezes mais do que seu minguado salário. Já sabe que a Justiça Trabalhista, em alguns casos, tem arbitrado vantajosa indenização. E o patrão, para compensar essa inesperada despesa, demite mais 10 trabalhadores. Na sequencia, casos semelhantes, fazem com que o patrão tenha de demitir mais outros, até que a empresa, sem ter como produzir, venha a falência. Pronto: mataram a galinha dos ovos de ouro. Mais desempregados, mais família em dificuldade.

Alguém já viu esse filme, aqui no Brasil?

E muita gente ainda reprovou a recente reforma trabalhista. Ao menos esse tipo de absurdo deixou de acontecer.

Estarrecido, ouvi uma declaração de quem nada entendia de economia: "Fulano de tal, empresário que produz 12 mil empregos, deveria ficar pobre, entrar em falência".

Ora, se por algum motivo, não gosta daquela pessoa, não é assim que deve agir. Afinal, ninguém pode nem deve matar a galinha e deixar seus pintinhos abandonados.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 27/09/2021
Código do texto: T7351356
Classificação de conteúdo: seguro