A inveja de Zé Pequeno

Estou estudando a cerca desse pecado, inveja...

Hoje vou escrever sobre a inveja do filme Cidade de Deus.

A “INVEJA NEGATIVA” ela é perigosa porque ela “introjeta” na alma da gente a vontade de destruir o semelhante, e pior que isso, a vontade de destruir a luz própria das pessoas.

Uma pessoa acometida pela “inveja negra” ela deseja o poder a qualquer preço. Os meios que ela lança mão para chegar ao seu objetivo são os mais baixos possíveis.

No filme “Cidade de Deus” o personagem “Zé pequeno” corporifica esta inveja que acabo de descrever.

Zé pequeno era assaltante de residência e passara a invejar a vida dos traficantes, daí matam quase todos numa única noite. Em seguida “Zé pequeno” inveja a mulher de “Mane Galinha” que era apenas um trocador de ônibus...

Isso se deu pq a inveja já tinha corroído sua alma.

Ele perdera por completo a sensibilidade e o trato com as mulheres, só conseguia um carinho feminino pagando as prostitutas. Ele só estava acostumado a lhe dar com pessoas que o temiam. Como poderia conquistar uma mulher através do medo?

Por isso “Zé Pequeno” com sua gangue, todos eles com a síndrome da inveja absoluta e contínua.

Todos eles resolveram matar “Mané galinha” e estuprar sua mulher.

Mas há um sub texto muito interessante no filme...

É que “Zé pequeno” invejava seu sócio, o traficante gente boa no filme chamando “Bené”, que conquistara o povo da Cidade de Deus . O Zé Pequeno vivia em conflito interno pq o amava e o odiava concomitantemente.Zé o admirava e o invejava...

Esse misto de admiração e inveja do zé submergiu das grutas do coração de zé qnd "Bené" apaixonado por uma mulher, resolve abandonar aquela vida do tráfico e construir uma família com sua namorada. Sendo que a despedida de Bené é uma verdadeira festa onde todas as tribos da Cidade de Deus se reuniram pra despedida do “bom ladrão”

O fim de Zé começa qnd Bené é assassinado numa casualidade.

Pq estou escrevendo isso?

Todos nós temos dentro de nós o “Zé pequeno” e o “Bené”, vontade de matar, e vontade de viver...cabe-nos a escolha!

O menino "dadinho" escolheu ser o "Zé pequeno", optou pela inveja...

E vc?

FlavioFerr
Enviado por FlavioFerr em 13/11/2007
Reeditado em 13/11/2007
Código do texto: T735348