Climbing Roses 
Tradução: Rosas Trepadeiras
Minha versão: Rosas Escalantes
*climb: escalar; subir; trepar de uma árvore e/ou de uma altura qualquer.


A Rosa Escalante
 
Algum tempo atrás, antes da pandemia,  me encantei com uma roseira na loja onde compro mudas, árvores, adubo e outras coisas para jardinagem. Me apaixonei pela linda rosa amarela e a trouxe para casa.
O tempo foi passando e a roseira só subia, subia, subia e não espalhava para os lados, apenas crescia para o alto. Não era como as roseiras da minha Mãe. Que roseira esquisita, pensava eu. Era muito teimosa. Chegava a primavera e eu crente que nasceriam galhos e a folhagem espalharia pelos lados e logo viriam os botões que logo tornariam em lindas rosas amarelas.
Não custa sonhar, então eu sonhava. Mas a roseira teimava em crescer só para cima e eu, surpresa com a altura que ela alcançava, acabei desistindo e simplesmente resolvia "o problema" fazendo a poda até que a Marie Kondo apareceu na Netflix com  'Tidying Up' (Arrumação) e 'Sparking Joy' (Faíscas de Alegria). Marie Kondo é a guru japonesa da organização, arrumação e faxina.
Fiquei curiosa, e resolvi assistir o 'Sparking Joy' onde a Marie ajuda pequenos empresários à colocar o espaço físico das empresas em ordem. 
A primeira empresa é uma 'family business' (empresa familiar) na Califórnia que lida com paisagismo, hortas, jardinagem, vendas de plantas, etc. O local de trabalho estava realmente um caos. O jovem dono, seu pai e mais duas jovens funcionárias não davam conta em manter a organização e nem do armazenamento das plantas e das ferramentas.
A Marie Kondo botou seu 'know how' (conhecimento) em prática e as coisas entraram nos eixos.
Num certo momento durante o processo todo, Jimmy Williams e seu filho Logan encontraram um livro que estava perdido no meio da bagunça. O título: 'Roseiras Trepadeiras' e ao ver a capa a minha ficha caiu. A minha roseira não era igual à da minha Mãe. A minha roseira era uma 'climbing rose' (roseira trepadeira)!!!
Quando comprei a roseira, não fui informada que ela adora altura e escala em direção ao céu. Descobri como lidar com a minha roseira trepadeira que prefiro chamar de 'Roseira Escalante' ou simplesmente: 'climbing rose'. Chama-la de 'trepadeira', jamais! Não pega bem. Tão graciosa. Tão bela. Ela é minha e eu a chamo de 'Escalante'.

                               

Não basta botar as mãos na terra, suja-las, torcer que o sol e a chuva sejam os nossos cúmplices quando lidamos com a natureza. Nem sempre dá para acreditar em tudo que ouvimos ou naquilo que aprendemos e pesquisamos sobre essa ou aquela planta. Tem que haver parceria com Mamãe Natureza.  
Descobri, e entendi, que a minha roseira adora escalar, e bem alto.  
Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 01/10/2021
Reeditado em 02/10/2021
Código do texto: T7354309
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.