NÃO SE FAZ MAIS MÚSICA COMO ANTIGAMENTE

Reconheço que não sou mais jovem. Reconheço também que os anos passaram e com eles mudanças ocorreram em todos os sentidos, inclusive, no que tange a música. Mas, respeitando aqueles que, eventualmente, possam pensar de forma diferente, está difícil de aceitar o desapego e a superficialidade da atualidade relacionada à música. A verdade é que ao meu entendimento, não se faz mais música como antigamente.

As músicas eram feitas com cuidado, poesia, tinham uma história para contar. A paixão, a emoção, coração, saudade, estavam sempre presentes. O rei Roberto Carlos falava em “Detalhes”: {Não adianta nem tentar me esquecer} {durante muito tempo em sua vida eu vou viver} {Detalhes tão pequenos de nós dois...}; ou ainda cantava: {Como vai você?} {Eu preciso saber de sua vida} {Peço a alguém pra me contar} {Sobre o seu dia} {Anoiteceu e eu preciso só saber...}. Tim Maia, por sua vez, cantava “Azul da Cor do Mar”: {Ah! Se o mundo inteiro me pudesse ouvir} {Tenho muito pra contar que aprendi} {Na vida a gente tem que entender} {Que um nasce pra sofrer enquanto o outro ri...}. Vando cantava “Moça”, pura sedução: {Moça} {Me espere amanhã} {Levo meu coração} {Pronto pra te entregar}. Zé Ramalho cantava “Chão de Giz”: [Eu desço dessa solidão} {Espalho coisas sobre} {Um chão de giz} {Há meros devaneios tolos} {A me torturar}. Enfim, poderia ficar horas citando outras músicas feitas com carinho, poesia, amor e paixão e que nunca deixaram de ser cantadas.

A prova que não se faz mais música como antigamente é que os artistas cover quando estão cantando nas ruas, na entrada de shoppings e outros locais públicos, sempre optam em cantar musicas que marcaram época, aquelas que nos trazem muitas lembranças, eis que são justamente essas que mais agradam ao público.

A este respeito, em relação aos artistas cover, abro um espaço para destacar o cantor Jonatha Nevez, conhecido como “Tim Maia da Paulista”, que faleceu em março deste ano vítima de Covid-19, um cover de altíssima qualidade. Certamente agora, em plena primavera, juntamente com Tim Maia, estão a colorir o céu e devem estar cantando a música “Primavera”: [Quando o inverno chegar} {Eu quero estar junto a ti] {Pode o outono voltar} {Que eu quero estar junto a ti} {Por que (é primavera)} {Te amo (é primavera} {Te amo (é primavera), meu amor} {Trago esta rosa (para te dar)} {Trago está rosa (para te dar)} {Trago esta rosa (para te dar}...

Bem! Vou parando por aqui, eis que só resta dizer: “Velhos tempos, belos dias".