Nós e o tal fundo do poço

Hoje amanheci sentindo o frescor de uma brisa e contemplei um lindo céu azul ensolarado, bem diferente do temporal com fortes rajadas de vento que desabou ontem.

Como sair do fundo do poço?

Bem, amenos que alguém ouça seus gritos desesperados e lhe jogue uma corda providencial, você terá que escalar as paredes lodosas e escorregadias sozinho, se quiser mesmo sair com vida.

Chegar ao fundo do poço significa que se atingiu o limite de uma situação complicada, pois pior do que está não pode ficar, certo? Todavia, nossos limites são constantemente testados e não raro, expandidos além do que imaginávamos poder suportar.

A vida é cheia de altos e baixos, por isso todos os dias milhares de pessoas atingem o chamado “fundo do poço”. Ora, enquanto a maioria busca ajuda e consegue dar a volta por cima, alguns indivíduos que se julgam sem forças para reagirem decidem que sua queda foi letal.

A vida é repleta de desafios e provações, desse modo não importa o quão profundo seja o buraco em que você veio a cair, acredite, com calma, coragem, perseverança, fé em Deus ou em si mesmo e uma boa dose de perspicácia, você pode escapar dele.

Perante uma situação muito difícil, busque o auxílio da família, dos amigos, dos grupos de apoio, da ciência, religião, cursos de qualificação profissional e até mesmo nos livros sérios de autoajuda. O importante é não se abandonar ao léu. Respire fundo e comece a escalar.

Otimismo e esperança cabem em qualquer situação, enquanto o pessimismo e o desespero acarretam mais dificuldades.

Lembre-se, não é fugindo de um problema ou simplesmente o ignorando que você conseguirá superá-lo. Sim, você pode adiar o confronto com um problema para um momento em que se sinta mais fortalecido, no entanto, cedo ou tarde terá de confrontá-lo, porque ninguém fará isso por você, embora algumas pessoas possam lhe auxiliar. Em outras palavras, antes de receber qualquer ajuda você precisa querer deixar o fundo do poço.

Algumas vezes julguei ter alcançado o fundo do poço, ao sair dele, porém, vi que não era tão fundo.