O valor da Psicologia

Laura, com seus quase 40 anos, casada, com 2 filhos, aparentemente vida normal, podia-se dizer que era saudável, boa aparência, apesar de que sentia um mal estar aqui outro ali, alguns desânimos, nas noites o sono era complicado, quando ia raiando o dia ele chegava e só às 11 horas acordava. Quando conversava com sua mãe reclamava:

--- mãe, estou sentindo isso, mais aquilo, meu corpo está com umas coisas esquisitas. Será que é por causa daquele remédio que estou tomando pra emagrecer, ou esse resfriado que me continua atazanando? Covid não é porque o resultado no exame deu negativo.

Sua mãe, Dona Serafina, sempre dizia:

--- minha filha, procure um médico, não descuide da sua saúde!

--- não tenho tempo, mãe.

Passou o tempo e um dia, Laura tombou, dificilmente levantava da cama. Primeira providência, foi no posto de saúde. Prontamente uma médica, com a maior das atenções, começou desde o começo nas indagações. Depois pedidos de exames, de sangue, de urina, do relacionado com o intestino, do pulmão e por causas das dores, dos vômitos, da diarreia, um exame certo pra ver se a vesícula estava normal, enfim todos os que definiriam tudo que ela estava sentindo. De imediato começou com algumas medicações. Alguns exames pelo SUS, o resultado só por uns 90 dias.

Todos os exames foram feitos particulares mesmo, o resultado veio na velocidade da luz.

De posse dos exames, a médica já foi definindo, hipertiroidismo, umas das certezas dos sintomas, de acordo com o exame do pulmão, foi sim contaminada pelo covid, mesmo no teste dando negativo, algum procedimento errado houve, mas que teve o covid, isso ela teve. Todos os sintomas naturalmente do hipertiroidismo, aumentados pelas consequências do covid, mal que os cientistas ainda estão quebrando as cabeças para entende-lo. Problema na vesícula também foi descartados por não ter sido acusado no exame. Um pouco de anemia constatada.

Laura continuava intensamente prostrada, com dores, vômitos e diarreia, novamente examinada particularmente por um médico de família, que concorda com a médica do Posto de saúde, dizendo que de fato ela foi contaminada pelo covid, foi constatado nos exames pulmonares, mas sugeriu que mesmo a vesícula estando normal, talvez o cálculo estaria no colédoco (um canal que é principal via de eliminação biliar) novos exames precisos deveriam ser feitos e uma consulta com um especialista do aparelho digestivo.

Ao ser examinada pelo médico gastro, ele de posse dos exames mostrados, constatou também a gravidade da hipertiroidismo e consequências também do covid. Pediu o exame de endoscopia para ver a situação do estômago. De posse do resultado da endoscopia o médico põe a mão na cabeça dizendo que não estava entendendo o caso porque o estômago até estava bonito por dentro, as dores, a diarreia, os vômitos não tinham razão de ser, mas constatando uma aceleração cardíaca fora do normal encaminha a paciente ao cardiologista.

Frente à frente ao cardiologista, ele vendo aquela quantidade de exames na sua mesa, exclama: --- nossa! Menina você está florida! Examina a paciente corretamente, vê todos os exames apresentados, depois de feito o exame eletro, o eco cardiograma, ele exclama:

--- ainda não tenho uma conclusão, você veio meio tarde para as minhas mãos, preciso de outro exame, de uma ressonância cardíaca.

Laura volta pra casa com sua mãe e reclama bastante:

--- mas que porcaria! Estou mal mesmo. Culpa dos médicos que eu passei primeiro, a senhora não viu o cardiologista dizer que eu fui parar nas mãos deles tardiamente?

A mãe responde com toda sua autoridade:

--- minha filha, eu não culpo médico nenhum, nem esse último que disse que você foi um pouco tarde para as mãos dele, por sinal nem ele com todos os exames nas mãos chegou numa conclusão satisfatória. Muitas vezes o culpado pelo agravamento de nossas enfermidades somos nós mesmos. Vou te declarar claramente, existem pessoas doentes bem mais piores do que você e elas se tiverem uma mente consciente, com certeza a recuperação será excelente ou simplesmente continuarão a viver uma vida digna, existem também pessoas que com bem menos problemas do que os seus e por causa de uma mente destruidora, incompreensível podem não conseguirem sobreviver.

De agora em diante, trate de seguir os tratamentos à risca e se tiver que culpar alguém culpe você mesma que não procurou os profissionais desde o começo de sua enfermidade.

AQUELA MÃE AGIU COMO UMA VERDADEIRA PSICÓLOGA (ALIÁS TODA BOA MÃE TEM DE SER) TALVEZ LAURA SAIA DESSA COM A DESLUMBRANTE AJUDA QUE A NOSSA MENTE SEMPRE TEM A OFERECER.

(Alguma semelhança em nomes, ou nos fatos são mera casualidade, porque os seres humanos apesar das individualidades, mas as histórias podem ter semelhanças incríveis.)