Aos velhos tempos

Sentar na calçada e esperar as pessoas passarem para poder bater aquele papo diário. Mandar carta para algum familiar, ou alguma paquera. Isso é coisa de um passado que não volta de maneira alguma. Ou pegar a ficha ou o cartão e fazer uma ligação no orelhão de alguma esquina. Na tarde desta segunda-feira (04), as mensagens do Whatsapp, os vídeos do Instagram e o conteúdo do Facebook, entraram em pane geral. Ficamos perdidos. Zuckerberg teria perdido 6 bilhões de dólares e caiu para quinto lugar entre os mais ricos do mundo. Elon Musk é o mais rico, com 211 bilhões de doláres, seguido por Jeff Bezos 186 bilhões, Bernard Arnaut 153 bilhões, Bil Gates 124 bilhões e Mark dono do Face, com 121 bilhões.

O que pessoas reclamaram de ficar sem conversar, mandar vídeos nos grupos da família, o que homens e mulheres de negócios citaram da perda nas vendas foi gigante. Podemos viver sem redes sociais? O twitter sobreviveu e ficou ali como ponte de dialogo entre as pessoas sedentas de teclar. A TV estava bem viva nessa hora, o rádio voltou até grande importância.

De repente as pessoas começaram a ligar e mandar sms. Será um sonho juvenil ter de volta aquele contato mais humano e menos virtual? O Tinder de hoje, já foi o disk amizade de ontem, porém o disk amizade era um encontro as cegas. Existia menos preconceitos envolvidos e a gente curtia geral de marcar encontros e zoar. Hoje essas redes de relacionamentos virtuais o que rola mesmo é ostentação e pouca sinceridade e verdade.

Quem comanda hoje nossas vidas são os algoritmos. Somos invadidos por publicidade, por produtos e serviços que as vezes nem precisamos e ninguém consegue mais viver sem Netflix, HBO MAX, Amazon Prime, You Tube, Twitch e vários canais de streamings. Não dá tempo nem de respirar e estamos mais e mais sedentos de consumir sem parar.

Saudades dos tempos antigos? Nem tanto, hoje temos mais acessos a bancos virtuais, a meios de pagamentos excelentes como o PIX, PayPall. Porém estamos também mais vulneráveis a espionagem e sem direito de privacidade.

Carlos Emanuel
Enviado por Carlos Emanuel em 05/10/2021
Reeditado em 05/10/2021
Código do texto: T7356721
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.