Treinadores de futebol, os melhores

Recentemente ouvi um papo de rádio entre diversos comentaristas, dentre eles um grande goleiro do passado, onde houve unanimidade quanto ao fato de ter sido Zagallo o melhor treinador brasileiro de todos os tempos, até aqui, claro.

Eu, como cronista – esportivo inclusive, afinal, como já disse diversas vezes, mantive colunas em jornais por anos tratando, também, o assunto futebol – discordo um pouco disso. Como treinador de clubes, Zagallo tem um brasileiro com o Botafogo em 1968 (ano em que o Santos também foi campeão em mais uma daquelas saladas típicas da antiga CBD), no mais alguns campeonatos cariocas.

Ganhou muita coisa pela Seleção brasileira – como jogador e depois como treinador - indiscutivelmente, porém, a meu ver, numa época em que seria difícil não ganhar, afinal tinha à sua disposição os melhores jogadores do mundo e, mesmo assim, falhou em momentos cruciais, não sei se por incompetência ou por politicagem (mais provável), mas falhou.

Mesmo nos tempos em que estava no auge como treinador era contestado – fato que no Brasil não causa surpresa, por aqui o sucesso incomoda – pela grande maioria; muitos jogadores o criticavam. Deixou Edu no banco e Ademir da Guia fora!

Não vou me arriscar dizer quem foi o maior treinador, mas, em minha opinião, Luxemburgo está entre os primeiros, logo atrás de Lula. Não brilharam com Seleções. Fizeram suas histórias em clubes e que Histórias, meu Deus! Que Histórias.

Luizinho Trocate
Enviado por Luizinho Trocate em 08/10/2021
Código do texto: T7358917
Classificação de conteúdo: seguro