Visão Distorcida da CPI

Toda e qualquer empresa, quando bem organizada, tem no seu estatuto sua Missão, Visão e Valores, assim como seu Lema. Se a Prevnet Senior tem como lema "Liberdade e Obediência", não é por isso que pode ser tachada de Nazista. Não conheço seu plano de saúde nem seus hospitais. Portanto, não tenho como acusá-la ou defendê-la. Mas vejo que a CPI só tem como princípio a acusação. Não é à toa que muitos críticos já dizem assim: "Os Coveiros da CPI", porque só sabem contabilizar os mortos e nunca os que foram salvos. Se, em qualquer hospital, houve um determinado número de óbitos, por certo maior número de vidas ali foram salvas. Se médicos e enfermeiros são humanos, certamente cometeram algumas falhas, principalmente em razão da pandemia, cujo vírus ainda é um mistério para a própria ciência. É tanto que há divergência entre os próprios cientistas e médicos, pelo que ainda se debruçam em estudos.

Segundo as normas do Direto, aquele que interroga não é o mesmo que faz o julgamento. Para isso é que se forma o processo a ser encaminhado ao julgador que vai se ater ao que consta nos autos. Na CPI há um trio que primeiro acusa para depois interrogar, com perguntas capiciosas, visando a confirmação daquilo que desejam como resposta. E os termos Nazista, Genocida, Corrupto, Mentiroso, Covarde, quando não ditos diretamente, são substituídos por personagens da literatura, de forma comparativa, que indicam o mesmo significado.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 08/10/2021
Reeditado em 08/10/2021
Código do texto: T7359012
Classificação de conteúdo: seguro