O Novelo da CPI

Mesmo dizendo que estão querendo encerrar, a cada depoimento gera a convocação ou convite de mais depoentes, desenrolando o novelo de forma progressiva. Certos de que encerraria esta semana, eis que surge mais uma convocação do Ministro da Saúde, que ali comparecerá pela terceira vez. No momento em que a vacinação no Brasil atinge números significativos, superando a de muitos países desenvolvidos, essa convocação pode ser "um tiro no pé" para a CPI, pois o Ministro está mais munido de respostas favoráveis ao combate da pandemia.

Assim como o depoente Luciano Rang, da Havan, saiu mais fortalecido, Marcelo Queiroga também poderá sair como vencedor, ao apresentar a situação atual do Brasil em termos de vacinação, caindo por terra o negacionismo do governo, principal alvo da CPI. A cantilena da cloroquina, tratamento precoce, imunidade de rebanho e outros indicativos de acusação ao governo já não se sustentam mais, quando muitos dos estados e municípios apresentam quadros consideráveis de redução, a ponto de prefeitos e governadores revogarem seus atos de restrição ao isolamento social.

Desenrolar o novelo cada vez mais poderá fazer com que o "laço" seja mais propício a prender a própria CPI, pelas suas incoerências.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 09/10/2021
Código do texto: T7360011
Classificação de conteúdo: seguro