Não pare de tomar a pílula

Eu disse pra ela que acreditava mais na ciência. Disse que, quando estou doente, tomo remédio, ao invés de pedir a cura através de preces e orações. Isso, mesmo sabendo que a fé religiosa opera milagres.

Bem, de qualquer forma, apesar de ser testada e comprovada a eficácia, não deixa de ser um tipo de fé, acreditar na cura através de determinado medicamento. Digo, além do efeito do remédio em si, o ato de crer em tal efeito, provavelmente ajuda também. “Fé na ciência e na eficiência do fármaco”, no caso.

Está certo que, uma coisa não anula a outra, dá sim pra fazer as duas juntas: orar a Deus e se medicar ao mesmo tempo. De fato, está lá escrito na bíblia que, “não se deve tentar o senhor teu Deus”. Por tanto, não se pode deixar realmente tudo nas mãos do Senhor. E também, por outro lado, não foi Deus, segundo quem crer, que criou o cientista e a inteligência do cientista pra desenvolver tais drogas?

Ela, a menina, se despediu dizendo:

“Até mais. Fica com a ciência, professor”.

E eu disse:

“Amém. Que Hipócrates te proteja, minha filha”.

Tiago Torress
Enviado por Tiago Torress em 10/10/2021
Código do texto: T7360809
Classificação de conteúdo: seguro