PÃO COM BANHA

 
 
 
 
Nada pra mim era mais gostoso que um café na casa de tia Nena.
Ela era de uma doçura imensa e, meus primos - tal como eu - não escondiam também a satisfação sempre renovada de sentar-se àquela mesa onde rolava um café coado com amor e uma ternura imensa eclodindo nas palavras da figura adorável que não se importava em gastar seu tempo indagando e demonstrando interesse com o nosso dia a dia.
O café por lá era sempre farto.Leite e manteiga provinham de suas vaquinhas.Os bolos , costumeiramente decorados com muito esmero - lembro das tirinhas de goiabada e marmelada, em cores que se alternavam - deitadas geometricamente sobre o açúcar de confeiteiro que os encobriam, biscoitos e o mais delicioso dos pães caseiros.
Mas, o que eu mais achava interessante, era um pequeno balde esmaltado que tia Nena colocava sobre a mesa com banha de porco, temperada, para “passar “na fatia de pão.
Mais que o sabor inesquecível do produto, a leitoa charmosa que decorava o dito baldinho era o que me prendia a atenção.
Com um laçarote ao pescoço, postada por traz de uma cerquinha entre cogumelos e flores ela , a leitoa , aparentava estar sempre bem humorada.
Tinha um olhar cativante, ares de felicidade e a expressão de um sorriso perene naquela sua carinha suína.
Pequenos detalhes que parecem fúteis mas permanecem para sempre.
A gente cresce, amadurece, envelhece...E tantos “éçes”,mas as mesas e as ternuras antigas são lembranças vivas das quais jamais se esquece.
Hoje, neste café da tarde, besuntei meu pão à banha de porco temperada.
Eu mesmo a preparei a partir de toucinho derretido e temperado com sal, alho e louro.
Por um instante, revisitei aquela mesa do tempo e lancei este meu sorriso de velho ao riso perene da gorducha do baldinho.
Era como se por uns breves instantes, estivesse na cozinha de tia Nena.
 
IRATIENSE THUTO TEIXEIRA
Enviado por IRATIENSE THUTO TEIXEIRA em 11/10/2021
Reeditado em 11/10/2021
Código do texto: T7361553
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.