F... E MAL PAGA

Adrião Neto

Com a suspensão do tráfego ferroviário do trecho Parnaíba – Luís Correia, não se ouvia mais a saudosa onomatopeia café-com-pão, manteiga-não e o dolente apito ou repicar de sino da velha Maria-Fumaça anunciando sua triunfante chegada no litoral piauiense.

A estação que outrora fora movimentada, estava totalmente abandonada. A REFFESA – Rede Ferroviária Federal S/A, as autoridades e até mesmo o povo a esqueceram completamente, Polenta – débil mental, vinda do oco do mundo ou do arco da velha, soube muito bem demonstrar sua solidariedade, tornando-se em sua companheira das horas certas e incertas.

Era ali, deitada em sua calçada, sob o relento das noites frias, que cumpria sua triste sina, vendendo-se por um cigarro, uma rola de fumo ou por um cambo de peixe. Era um verdadeiro navio-escola. Os moleques faziam fila para satisfazer o instinto sexual.

A promiscuidade era imensa. Não havia o mínimo de asseio. Uns sucediam aos outros. A fila se repetia.

Enquanto Zequinha passava a perna na pobre coitada, Tião e Luizinho, discutiam:

- O próximo sou eu!...

- Não senhor, eu cheguei primeiro, a vez é minha!...

Polenta não tinha preferência. Fosse quem fosse o da vez, ela estava ali para servi-lo, pois aquela era a sua triste sina...

Adrião Neto – Dicionarista Biográfico, historiador, poeta e romancista com vários livros publicados. É o autor da ideia da inclusão da data histórica da Batalha do Jenipapo na Bandeira do Piauí e da proposta exitosa para homenagear, com estátuas, os vaqueiros e roceiros no Monumento Nacional do Jenipapo em Campo Maior, PI.

ADRIÃO NETO
Enviado por ADRIÃO NETO em 12/10/2021
Código do texto: T7362126
Classificação de conteúdo: seguro