Contando realmente a história

Era um começo de uma tarde, do dia 12 de outubro, o tempo estava meio nublado, minha família, a maioria reunida, ao todo umas dez pessoas entre filhos, netos, nora e genro. Sendo todos eles evangélicos, seguiram à mãe que é minha esposa, uma evangélica convicta. Durante o almoço, a pergunta que fizeram no ar era porque nesse dia 12 de outubro era comemorado o dia da padroeira, se por acaso não seria um certo exagero elevar Maria, mãe de Jesus, (não que ela não mereça destaque) ou porque ela estava representada por uma cor escura. Apesar da proporção que chegou, não seria uma invenção popular que deu certo porque o povo brasileiro a totalidade professa a religião católica, nessa história, essa Nossa Senhora Aparecida foi coroada até mesmo padroeira do Brasil, e quantas nossas senhoras existem por aí por esse mundo? A Aparecida seria mesmo necessário?

Os olhares foram dirigidos a mim, por causa de eu ter nascido e criado na igreja católica e minha mãe catequista que foi famosa, pelos seus 60 anos na catequese, foi fiel e vislumbrava nessa missão de ensinar justamente a história de Deus.

Algumas mentes ali talvez pensassem avidamente:

--- “uai, vamos ver o que o nosso pai, avô, sogro, tem a dizer, já que ele não segue a igreja que frequentamos, se não houver uma resposta satisfatória, chegaremos em uma conclusão correta.”

Eu mal tive tempo de dar uma pensada legal, quase que manquei com minha mãe, Nossa Senhora Aparecida, quase porque talvez eu não tivesse uma resposta satisfatória, mas comecei falando assim:

--- como vocês sabem muito bem que milagre é um mistério, quando o ser humano não consegue explicar alguma coisa acontecida e ela aconteceu isso é um mistério. Algumas vezes a ciência consegue desmanchar essa noção mistério, se ela tiver uma explicação, na história existem vários acontecimentos que a ciência não conseguiu explicar. Então vamos lá, a história de nossa Senhora Aparecida, surgiu assim:

--- em 1717, época em que a escravidão era aceita aqui no Brasil, os negros não eram considerados seres humanos, em alguns lugares tratados pior do que os bichos, o sofrimento para muitos arrasador. Uns pescadores estavam pescando no Rio Paraíba do Sul, um rio que corre entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. os pescadores não conseguiam pegar nada de peixes, nada mesmo! De repente eles jogam a rede, pegam apenas o corpo de uma imagem sem cabeça, jogam novamente e aparece a cabeça que constataram ser realmente daquele corpo enegrecido, aparência de uma senhora de cor negra. Depois de tudo eles começaram a pegar quantidade imensa de peixes. A notícia se espalhou, de acordo com a história este foi o primeiro milagre.

Logo a proporção do acontecimento espalhou consideravelmente, a imagem foi colocada numa capela, muitas visitas começavam a chegar para ver a santa, o ser santa era porque coisas impossíveis de acontecer nos pedidos aconteciam, entre os acontecimentos muitas pessoas que não acreditavam em Deus, passaram a ser crentes fervorosos. Logo foi preciso aumentar o lugar para receber o povo. Dos 7 primeiros milagres, pra não espichar muito esta história, porque levaria até dias pra relatar, dentre os primeiros 7 milagres que destaco por tamanha emoção de que quem pode sentir na pele foi o milagre do escravo que estava acorrentado, Zacarias um negro que tentou fugir das selvagerias tantos normais nessa época, foi capturado, acorrentado, dá para sentir o seu pavor do que viria dali por diante. Ao passar perto do Santuário onde estava a imagem da Virgem negra, ele pede para o feitor deixar ele pelo menos rezar aos pés da santa. É permitido e quando ele estava rezando as correntes se partiram como se fossem de papel. Conta-se que dali em diante ele passou a ser livre, lógico que os seus algozes não continuaram pelo temor, ou simplesmente viram uma ordem divina de que nenhum ser humano pode ser escravizado.

E é assim creio eu (terminando o meu parecer aos ouvintes) acredito que por mais que se possa duvidar ou determinantemente não aceitar a história de Nossa Senhora Aparecida, os mistérios à ela relacionados, ainda não existem as explicações.

Percebi ainda algumas mentes em indagações no meio da minha família e mais uma confirmação na minha mente de que a aproximação entre católicos e evangélicos ainda continua longe de realizar.

Ainda terminei com a última frase: --“EXISTE MAIS COISAS ENTRE O CÉU E A TERRA, DO QUE POSSA SUPOR NOSSA VÃ FILOSOFIA”

12 de outubro de 2021